Ícone do site ContilNet Notícias

Defesa Civil registra tornado com ventos de 100 km/h

Por

defesa-civil-registra-tornado-com-ventos-de-100-km/h

Defesa Civil registra tornado com ventos de 100 km/h

Um tornado de curta duração foi confirmado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, após atingir a comunidade de Vila Rica, no interior de Farroupilha, na Serra Gaúcha, na última terça-feira (23). A constatação foi realizada através de imagens aéreas, realizadas por profissionais do Centro de Monitoramento da Defesa Civil, com o auxílio do Departamento de Gestão de Riscos.

Veja as imagens:

Centro de Monitoramento da Defesa Civil Gaúcha

Centro de Monitoramento da Defesa Civil Gaúcha

De acordo com o órgão, os danos padronizados, com destroços que foram arremessadas em direções distintas, são compatíveis com o fenômeno. Ainda, imagens apontam o avanço de uma grande tempestade sobre o local, com ventos possivelmente acima dos 100 km/h.

Escola atingida

Os ventos fortes e chuva intensa provocaram a queda de árvores e, segundo informações preliminares, no mínimo 15 casas foram danificadas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Chesini, em Vila Rica, foi completamente destelhada e alagada.

Um alerta laranja foi emitido pelo Centro de Operações, às 12h58, para a região de Farroupilha, com probabilidade de fortes chuvas, ventos e raios. Felizmente, no pior momento do temporal, a escola estava vazia.

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos de segurança permanecem atendendo os moradores atingidos. A 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, com sede localizada em Caxias do Sul, esteve presente no município para auxiliar a gestão local a levantar dados dos danos e na definição de medidas contra o ocorrido.

Danos na fiação elétrica

Foi informado pela prefeitura que trabalhos de limpeza e instalação de lonas seguem em andamento. Por conta dos danos na fiação elétrica, que caiu em vias públicas, a Defesa Civil alertou que a população evite andar por áreas que foram atingidas.

De acordo com previsões meteorológicas, as instabilidades com chuva moderada e possivelmente forte devem continuar em grande parte do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (24).

Leia mais:

Sair da versão mobile