A deputada federal Carol de Toni (PL-SC) publicou um vídeo em suas redes sociais na quinta-feira (11) denunciando o aplicativo de idioma Duolingo, por supostamente utilizar ideologias progressistas na plataforma utilizada para o ensinamento de línguas.
Segundo a parlamentar, crianças tem acesso a conteúdos e atividades que introduzem questões delicadas e complexas, como a “ideologia LGBT”, para usuários a partir de quatro anos de idade.
“Você sabia que o Duolingo está introduzindo histórias com lições com temas relacionados à pauta LGBT? Questões relacionadas a identidade e relacionamentos afetivos adultos?”, questionou Carol.

Aplicativo foi acusado de aplicar “ideologização da infância” (Foto: Reprodução)
Ideologização da infância
A deputada ainda criticou que as adaptações nos materiais didáticos foram feitas sem consentimento dos usuários e responsáveis. “O grande problema são crianças de quatro, cinco, seis anos de idade que estão no aplicativo para aprender inglês ou outro idioma qualquer, e estão recebendo, sem aviso próprio, e pior, sem consentimento dos pais, conteúdos que tratam de temas complexos, relacionados a identidade, afetividade e comportamento”, seguiu.
“O que está em debate não é a existência desses temas, mas introduzi-los de maneira precoce, unilateral, e sem a participação da família. É isso que chamamos de ideologização da infância”, completou Carol.
Leia mais:
- Moraes anula decisão da Câmara e determina perda de mandato de Carla Zambelli
- Lula liga para Trump e pede para EUA não atacar Venezuela