Derrota do Fla para o PSG se soma a série de vices de times brasileiros no mundial desde 2012

Por Portal Leo Dias 20/12/2025

Na Ășltima quarta-feira (17/12), o Flamengo foi a equipe brasileira que ficou mais prĂłxima do tĂ­tulo mundial desde o Corinthians de 2012. De lĂĄ para cĂĄ, nenhum time do paĂ­s ou continente conseguiu voltar para casa com o trofĂ©u, tendo casos em que nem na final conseguiram chegar. O Portal LeoDias Esportes lembra alguns dos duelos que marcaram o Mundial nos Ășltimos anos.

Em 2013, Galo decepcionou em seu primeiro (e Ășnico) mundial

ronaldinhoatleticomglamentaap

Ronaldinho GaĂșcho, JosuĂ© e Diego Tardelli lamentam eliminação do AtlĂ©tico-MG para o Raja Casablanca em 2013 / Reprodução: FIFA

ApĂłs uma das campanhas mais emocionantes da histĂłria da Libertadores, com direito a classificaçÔes nos pĂȘnaltis, nas quartas, semis e final, o AtlĂ©tico-MG chegou ao Marrocos com a responsabilidade de representar a AmĂ©rica do Sul na competição. Com um time formado por craques, liderado por Ronaldinho, JĂŽ e Diego Tardelli, o Galo vivia a expectativa de medir forças contra o Bayern de Munique, de Robben e RibĂ©ry, e que havia sido recĂ©m-assumido por Pep Guardiola.

Na semifinal, no entanto, a decepção veio. A equipe mineira mediu forças com os donos da casa, o Raja Casablanca, gigante do futebol marroquino e africano. A equipe da casa abriu o placar logo no começo do segundo tempo e viu Ronaldinho deixar tudo igual com uma linda cobrança de falta. No entanto, na reta final do jogo, o Raja marcou mais duas vezes e impĂŽs a derrota aos brasileiros. Com isso, o Galo foi obrigado a disputar a decisĂŁo de 3Âș lugar, onde derrotou o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2. Na decisĂŁo, o Bayern, em ritmo de treino, derrotou o Raja Casablanca por 2 a 0.

Em 2017, o GrĂȘmio atĂ© tentou, mas nĂŁo foi pĂĄreo para o Real Madrid de CR7

noticia 48745

Golaço de falta de CR7 garantiu tĂ­tulo do Real Madrid contra o GrĂȘmio em 2017 / Reprodução: FIFA

ApĂłs trĂȘs anos sem tĂ­tulos brasileiros na Libertadores, o GrĂȘmio de Renato GaĂșcho, Luan e Cebolinha conquistou o tricampeonato da AmĂ©rica e ficou responsĂĄvel por representar o Brasil no Mundial. Os Emirados Árabes Unidos foram escolhidos como a sede da competição que receberia o Real Madrid como o representante europeu. O GrĂȘmio, diferente do Galo, conseguiu passar de seu desafio nas semifinais, com direito a emoção e gol salvador de Cebolinha na prorrogação para avançar contra o Pachuca, do MĂ©xico.

Na decisĂŁo, no entanto, o GrĂȘmio atĂ© tentou se segurar na defesa, mas foi incapaz de impedir um golaço de falta de Cristiano Ronaldo, que garantiu mais um tĂ­tulo mundial ao Real Madrid.

No Catar em 2019, o bi nĂŁo veio para o Flamengo

20191221173431279672u

Em 2019, Firmino foi o herói do título do Liverpool contra o Flamengo / Reprodução: FIFA

ApĂłs o histĂłrico tĂ­tulo da Libertadores em 2019, o Flamengo de Jorge Jesus, Gabigol, Éverton Ribeiro e Diego Ribas foi ao Catar tentar fechar com chave de ouro o histĂłrico ano, que jĂĄ acumulava os tĂ­tulos do BrasileirĂŁo (apĂłs 10 anos) e da Libertadores (apĂłs 38 anos). O confronto projetado na final era o Liverpool de Firmino, ManĂ©, Salah e Jurgen Klopp. Na semifinal, apesar de sair atrĂĄs no marcador, o Flamengo conseguiu se classificar ao vencer o Al-Hilal por 3 a 1.

Na decisão, mesmo levando o confronto para a prorrogação, um golaço de Roberto Firmino foi o suficiente para fazer a equipe inglesa “vingar” a final de 1981, quando o rubro-negro impîs uma derrota por 3 a 0 no Japão.

No mundial da Pandemia, o Palmeiras passou vergonha

jogadores do palmeiras antes da disputa de penalti contra o al ahly 1613063510889 v2 4x3

Em 2020, o Palmeiras se tornou o primeiro time brasileiro a nĂŁo vencer uma disputa de 3Âș lugar no Mundial / Reprodução: FIFA

O Mundial de 2020 foi disputado apenas em 2021, por conta do adiamento de jogos que ocorreu por conta das paralisaçÔes durante a pandemia. Em janeiro daquele ano, o alviverde deu um fim ao jejum de 21 anos ao conquistar o bicampeonato da Liberta ao derrotar o Santos e foi na semana seguinte para o Catar para tentar medir forças contra o Bayern de Munique. No entanto, o alviverde acabou passando vergonha.

Na semifinal, nĂŁo foi pĂĄreo para o Tigres, do MĂ©xico, e se viu obrigado a disputar a decisĂŁo de terceiro lugar contra o Al-Ahly, do Egito. E, pela primeira vez, um clube brasileiro perdeu a disputa de terceiro lugar. A derrota veio na disputa de pĂȘnaltis.

No ano seguinte, o alviverde até foi para a final, mas


FTM palmeiras x chelsea 688

Em 2021, o Palmeiras conseguiu ir para a final, mas foi derrotado pelo Chelsea (Foto: Fabio Menotti)

Em 2022, o Palmeiras voltou a disputar o Mundial (referente ao ano título da Libertadores de 2021). Após o vexame no ano anterior, o alviverde desembarcou nos Emirados Árabes Unidos para tentar se redimir. E, desta vez, o Palmeiras avançou a decisão e, melhor, derrotando o algoz do ano anterior. A vitória por 2 a 0 contra o Al-Ahly, do Egito, empolgou torcedores para a decisão que seria disputada contra o Chelsea, da Inglaterra.

Na final, o alviverde fez frente aos ingleses, mas acabou derrotado na prorrogação. Os “Blues” abriram o placar com Romelu Lukaku no começo do segundo tempo, mas o pĂȘnalti convertido por Raphael Veiga deu esperança para o alviverde. Um erro defensivo de Luan, no entanto, concedeu um pĂȘnalti ao Chelsea, convertido por Kai Havertz, pondo um fim ao sonho verde.

Decepção rubro-negra em solo marroquino

1675804627

Em 2022, o Flamengo decepcionou ao ser derrotado pelo Al-Hilal nas semifinais / Marcelo Cortes/ Flamengo

No começo de 2023, o Flamengo voou para o Marrocos com o sonho de voltar a ser campeão do mundo. Após campanha histórica e invicta na Libertadores de 2022, o rubro-negro sonhava em levar o título para a Gåvea pela segunda vez. No entanto, troca no comando técnico na pré-temporada com a saída de Dorival Jr e chegada de Vitor Pereira atrapalharam os planos.

Na semifinal, o Al-Hilal, da ArĂĄbia Saudita, acabou impondo uma derrota histĂłrica por 3 a 2 e chegou a final para jogar contra o Real Madrid de VinĂ­cius JĂșnior. O Flamengo, relegado ao 3Âș lugar, venceu o Al-Ahly por 4 a 2 no jogo seguinte e voltou ao Rio com a medalha de bronze.

Flu de Diniz foi goleado pelo City de Guardiola

53414833364 e7a20d9179 k banner

Em 2023, o Fluminense foi goleado por 4 a 0 na final do Mundial contra o Manchester City/ Foto: Fluminense

Após o histórico título da Libertadores, o Fluminense embarcou para a Aråbia Saudita em dezembro de 2023 para dar prosseguimento ao sonho do título mundial. O tricolor tinha em Germån Cano, Jhon Arias e John Kennedy a confiança de surpreender o poderoso Manchester City de Pep Guardiola no Mundial.

Mas, antes de enfrentar os ingleses, o tricolor passou pelo Al-Ahly, do Egito, ao vencer por 2 a 0 na semifinal. Na grande decisĂŁo, no entanto, o Fluminense nĂŁo conseguiu ver a cor da bola. O Manchester City impĂŽs uma derrota por 4 a 0, isso sem precisar de craques como Kevin De Bruyne e Erling Haaland.

Botafogo viajou em aviĂŁo imprĂłprio e foi atropelado pelo Pachuca

foto Botafogo 0x3 Pachuca Intercontinental capa

O Botafogo perdeu por 3 a 0 para o Pachuca e foi eliminado do Intercontinental (Victor Silva/Botafogo)

No fim de 2024, o Botafogo vivia nas nuvens apĂłs o inĂ©dito tĂ­tulo da Libertadores e a conquista do BrasileirĂŁo apĂłs 29 anos. Comandado por Artur Jorge, com Luiz Henrique, Thiago Almada, Igor Jesus e Savarino como referĂȘncias tĂ©cnicas, graças aos investimentos do dono da SAF, John Textor, o alvinegro confiava que poderia medir forças com o Real Madrid, na repaginada Copa Intercontinental.

Agora, o Botafogo teria de se classificar em duas fases antes de chegar a decisĂŁo com os espanhĂłis. No entanto, apĂłs o polĂȘmico voo, fretado em um aviĂŁo do New England Patriots, da NFL, considerado imprĂłprio para longas viagens, o Botafogo chegou sem condiçÔes fĂ­sicas apropriadas para jogar a competição e foi eliminado logo de cara pelo Pachuca, do MĂ©xico, com um sonoro 3 a 0. Os mexicanos ainda passaram do Al-Ahly, do Egito, nas semifinais, mas nĂŁo foram pĂĄreos ao Real Madrid de Vini Jr. e MbappĂ©: derrota por 3 a 0 na decisĂŁo.

No Super Mundial, os times brasileiros até surpreenderam, mas deu Europeu mais uma vez

Veja as fotos

FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
Lucas Beraldo na disputa de bola com Igor Jesus do BotafogoFoto: Vitor Silva/Botafogo
Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo
Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo
Reprodução/Instagram: @richardrios.m
Richard Ríos no duelo contra o Porto-POR no Mundial de ClubesReprodução/Instagram: @richardrios.m

Em junho deste ano, 2025, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras se tornaram os primeiros clubes brasileiros a jogar a inĂ©dita Copa do Mundo de Clubes da FIFA nos Estados Unidos. Como os Ășltimos quatro campeĂ”es da Libertadores, os times seriam os principais desafiantes de gigantes europeus como Paris Saint-Germain, Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique, AtlĂ©tico de Madrid, Borussia Dortmund, Porto e Inter de MilĂŁo.

Em campo, o quarteto brasileiro surpreendeu. Logo na estreia, o Palmeiras lamentou nĂŁo ter saĂ­do do zero contra o Porto e o Fluminense colocou o Borussia Dortmund nas cordas, mesmo com o empate. Na rodada seguinte, o Botafogo chocou o mundo ao vencer o PSG, atual campeĂŁo europeu, por 1 a 0, enquanto o Flamengo nĂŁo sĂł derrotou, como humilhou o Chelsea por 3 a 1.

No entanto, com o passar dos jogos, a diferença voltou a tomar vez. Logo nas oitavas, o Flamengo tomou um “choque de realidade” ao ser derrotado por 4 a 2. O Fluminense, por outro lado, continuou surpreendendo, e venceu a Inter de MilĂŁo por 2 a 0, sendo a primeira vez em 13 anos que um clube brasileiro vencia um Europeu em contexto de “Mata mata”. ApĂłs passar pelo Botafogo, o Palmeiras viu o Chelsea como seu algoz. Valente, o tricolor carioca derrotou a equipe “europeia” ao Al-Hilal, que contava com estrelas do futebol internacional como o portuguĂȘs RĂșben Neves, o goleiro marroquino Bonou, o zagueiro senegalĂȘs Koulibaly e o atacante brasileiro Marcos Leonardo.

O sonho do Fluminense, no entanto, parou no Chelsea na semifinal, ao ver uma cria de XerĂ©m, o atacante JoĂŁo Pedro, marcar duas vezes para levar os ingleses para a final. Na decisĂŁo, os “Blues” venceram a final europeia contra o PSG.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.