Enchentes e deslizamentos de terra vêm causando estragos na Indonésia. De acordo com números divulgados na manhã deste sábado (13) pela Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP), o número de mortes ultrapassou a barreira de mil e pelo menos milhão de pessoas estão desabrigadas.
Ao todo, até o momento, foram registrados mortes, enquanto pessoas ainda seguem desaparecidas. O saldo da tragédia ainda contabiliza mais de feridos e pelo menos milhão de pessoas vivendo em abrigos provisórios.
As províncias de Sumatra do Norte, Sumatra Ocidental e Aceh foram as áreas mais castigadas há duas semanas. O custo estimado para a reconstrução chega perto de bilhões de rúpias, o equivalente a cerca de R$ 16,7 bilhões.
No Sudeste Asiático, fortes tempestades tropicais e o período de monções atingiram também Malásia, Tailândia e Sri Lanka, provocando enchentes repentinas e deslizamentos em toda a região. Sumatra e Aceh enfrentam uma das piores catástrofes de sua história recente, lembrando o impacto do tsunami de .
Leia mais:
- Vendaval histórico deixa quase 1,4 milhão sem energia na Grande São Paulo e causa caos
- Caos: vendaval histórico provoca cancelamento de mais de 300 voos em SP
- Homem morre ao cair de escada enquanto tentava remover galho após vendaval em SP

