Ícone do site ContilNet Notícias

Enem no Pará: estudantes apontam novo vazamento de questões

Por

enem-no-para:-estudantes-apontam-novo-vazamento-de-questoes

Enem no Pará: estudantes apontam novo vazamento de questões

Estudantes e candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Pará apontam um suposto novo vazamento de questões da prova. A nova versão da avaliação aplicada em 30 de novembro e 7 de dezembro continha itens praticamente idênticos às apostilas, PDFs e grupos de WhatsApp divulgados pelo estudante de medicina Edcley Teixeira e um amigo, que também faz monitoria e vende cursos pré-vestibular.

O caso ocorre um mês após o escândalo de suposta fraude no Enem.

De acordo com o que foi denunciado na rede social X, questões das provas de humanas e exatas do Enem aparecem de forma semelhante ao que Edclay e o amigo Eduardo divulgaram em grupos de WhatsApp, PDFs e apostilas para alunos que compraram o curso e, em algumas ocasiões, gratuitamente fazendo lives no YouTube.

Diferentemente do restante do Brasil, moradores de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) fizeram o exame em datas diferentes, com provas distintas, pelo fato de o estado ter sido sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), onde ocorreram eventos de grande proporção em prol do meio ambiente.

Entenda o que aconteceu no outro vazamento

Para ter acesso às questões antecipadas, Edcley e colegas realizaram a avaliação para conquistar o prêmio Talento Universitário, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A prova é considerada um pré-teste do Enem, com questões que poderiam ser integradas em futuras edições do exame.

No que diz respeito à prova de ciências humanas do Enem, um estudante expôs uma questão das cinco de línguas estrangeiras, no caso, na parte de inglês. No item, é possível identificar que as  ilustrações são idênticas e, apesar da formulação diferente, as alternativas corretas têm o mesmo significado.

No exame de Ciências e suas tecnologias, estudantes reclamaram de uma questão de matemática sobre probabilidade, no qual aparenta ser a mesma que Eduardo, monitor amigo de Edcley, expôs em apostilas e PDF, onde a única diferença se expressa na forma de apresentação da resposta.

4 imagensFechar modal.1 de 4

questão do enem

2 de 4

questão do Eduardo Vasconcelos (amigo do edcley)

Reprodução/Redes3 de 4

questão do enem com ilustração

Reprodução/Redes4 de 4

questão do Eduardo Vasconcelos (amigo do edcley)

Reprodução/Redes

Alunos também comentaram sobre questões que mencionavam sobre cilindros, produtos e excreta. Após a repercussão em cima do caso de um suposto vazamento promovido por Edclay no Enem realizado antes da COP30, estudantes vazaram o link do drive com documentos de apostilas e PDFS do que era divulgado para alunos no curso.

Além disso, internautas expuseram o que era comentado no grupo da monitoria que Edcley e Eduardo passavam.

A partir daí, participantes do Enem no Pará estão verificando se há mais questões idênticas ao que Edcley expôs para fazer mais denúncias e pedir que providências sejam tomadas.

Leia também

Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) ainda não se manifestaram sobre o possível novo vazamento.

No Enem antes da COP30, o MEC definiu que, em razão da semelhança daos itens expostos com os da prova original, três questões serão anuladas.

A decisão foi tomada após a equipe técnica do órgão analisar as circustâncias das mídias nas redes e da live, com base em informações sobre a montagem do teste.

Sair da versão mobile