A Casa Ninja Amazônia recebe hoje, domingo (7), uma prévia da energia que anuncia a retomada de um dos festivais mais queridos do Acre. A partir das 16h, o espaço receberá o Esquenta Varadouro, reunindo artistas que carregam identidade, experimentação sonora e forte ligação com a cena acreana.

Prévia reúne artistas, performances e grafitagem em tarde gratuita a partir das 16h/Foto: Reprodução
Entre as atrações deste domingo estão Glauber Jansen, com o show Visceral, o grupo Zoo Humanos, a artista Luma Gama e a Batalha da UFAC – BDU, que promete intensificar o ritmo, a poesia e a representatividade, conectando público e artistas em uma atmosfera vibrante.
O Esquenta Varadouro integra a programação que antecede o Festival Varadouro 2025, reforçando o compromisso de fomentar a música autoral e ampliar conexões culturais no estado. A iniciativa reafirma o festival como um importante espaço de circulação artística e fortalecimento da cena independente.
Para a produtora cultural Karla Martins, a edição deste domingo simboliza um momento especial de encontro e pertencimento. “Vai ser um momento importante. Já é o esquenta do Festival Varadouro, é o pessoal se encontrando, se juntando”, destacou.
Ela também ressaltou que o evento marca a abertura oficial do espaço da Casa Ninja Amazônia no Acre, que recebe uma intervenção artística em grafite. “Haverá uma grafitagem no espaço, abrindo um local que esperamos que receba mais eventos, shows e atividades ao longo do tempo”, afirmou.
Karla reforçou que toda a programação tem entrada franca, mantendo a proposta de acessibilidade do festival, e convidou o público a participar: “Vai ser muito legal se as pessoas puderem vir, participar, acompanhar as bandas”, disse, incentivando também o acompanhamento das novidades pelo perfil oficial do Varadouro para entender “o que está acontecendo nesse panorama da música autoral acreana”.
O Festival Varadouro é financiado pela Fundação Elias Mansour, Governo do Estado do Acre, PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) e Governo Federal. A realização é da Eita Pau Produções e do Comitê Chico Mendes, com apoio da Casa Ninja Amazônia, Abrafin, Som.vc e do Circuito Amazônico de Festivais.
