Muitas pessoas associam um estilo de vida saudável a dietas caríssimas ou suplementos que custam “rios” de dinheiro. A verdade é que manter uma alimentação balanceada e que diminua o risco de desenvolver doenças pode ser mais barato do que se imagina. Um exemplo? Alimentos populares e com preço acessível são capazes de ajudar no controle da pressão arterial e do açúcar no sangue.
Leia também
-
Grão saboroso “suga” o açúcar do sangue e age no controle da glicose
-
Seguir estas dietas “virais” pode engordar e causar queda de pressão
Quem explica é a nutricionista Juliana Andrade, do Metrópoles. Segundo ela, tratam-se dos vegetais verde-escuro. Eles são ricos em potássio, nitratos e mais nutrientes que, somados, elevam o bem-estar e fazem muito pelo coração.
Com alta densidade nutricional, o agrião é rico em vitamina K e antioxidantes
“Cuidar do coração não precisa ser complicado — e a boa notícia é que várias pesquisas recentes confirmam que escolhas simples à mesa podem fazer diferença real na prevenção de doenças cardiovasculares”, diz.
Ela prossegue afirmando que os vegetais de cor verde-escura devem fazer parte de um prato equilibrado.
“Espinafre, couve, brócolis, agrião e rúcula são alimentos densos em nutrientes e pobres em calorias. Seus nitratos naturais contribuem para a dilatação dos vasos e melhoram a circulação, enquanto o potássio ajuda a controlar a pressão arterial. Além disso, são ricos em fibras, que auxiliam no controle do colesterol e do açúcar no sangue”, pontua.
