A cidade de Rio Branco inicia 2026 com um evento que já virou tradição e símbolo de resistência, recomeço e colaboração. Nos dias 3 e 4 de janeiro, o Horto Florestal recebe a Feira Livre Acreana, promovida pelo Movimento Feira Livre, coletivo que atua desde setembro de 2022 apoiando microempreendedores formais e informais, especialmente aqueles que tiveram suas vidas profundamente impactadas pela pandemia.
Primeiro coletivo a realizar feira no ano, Movimento Feira Livre mantém tradição iniciada em 2023/Foto: Reprodução
Segundo o diretor do coletivo, Vincent Charles, o surgimento do movimento está diretamente ligado a um período de grandes dificuldades econômicas e emocionais vividas por pequenos empreendedores (pandemia). “Muita gente ficou sem renda, sem oportunidade de trabalho, alguns ociosos em casa, enfrentando depressão. As feiras surgiram como um recomeço, tanto financeiro quanto emocional, devolvendo expectativa de vida e dignidade a essas pessoas”, explica.
Desde 2023, o Movimento Feira Livre se consolidou como o primeiro coletivo a realizar feira no início do ano em Rio Branco. A tradição mantida em 2024, 2025 e agora reafirmada em 2026. O feito não é apenas simbólico: representa organização, constância e credibilidade, além de marcar o calendário cultural e econômico da cidade logo nos primeiros dias do ano.
Ao longo desses anos, o coletivo também construiu um legado inspirador. A partir de sua atuação, diversos outros coletivos surgiram, muitos inspirados diretamente em seu modelo colaborativo. “Isso é algo que nos orgulha muito, porque fortalece o empreendedorismo local, fomenta a economia criativa e amplia oportunidades, especialmente para mulheres empreendedoras, mas também para homens que encontraram nas feiras um novo caminho”, destaca Vincent.
A edição 2026 da Feira Livre Acreana reunirá os melhores brechós da capital, muitos deles coletivos e cuidadosamente selecionados, reforçando uma cultura que o próprio movimento ajudou a popularizar em Rio Branco.
Além disso, o público encontrará artesanato local feito à mão, com peças únicas e exclusivas, bazares, acessórios, lojas, liquidações, além de lanches, doces e sobremesas gourmet, valorizando produtores locais e a diversidade criativa acreana.
Outro diferencial do evento é o Horto Florestal, espaço que se tornou a identidade do coletivo. O local oferece um ambiente familiar, seguro e agradável, em meio à natureza, ideal para caminhar, praticar atividades físicas, passear com a família e até levar o animal de estimação, tudo isso enquanto acontece a feira. “É um espaço onde você pode garimpar peças incríveis nos brechós, comer bem, apreciar o artesanato e viver uma experiência completa. Essa união virou a marca da nossa feira”, afirma o diretor.
Feira Livre Acreana/Foto: Divulgação
