Início / Versão completa
Notícias

Férias on! 5 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros para conhecer

Por Metrópoles 28/12/2025 15:03 Atualizado em 28/12/2025 15:04
Publicidade

A Chapada dos Veadeiros é conhecida por suas inúmeras cachoeiras. A região, situada a 230 quilômetros de Brasília, oferece opções de lazer para todos os gostos, desde trilhas fáceis até caminhos mais desafiadores, sendo o destino ideal para amantes da natureza.

Publicidade

Leia também

Se você planeja passar as férias na Chapada dos Veadeiros, confira abaixo cinco cachoeiras que você precisa conhecer já:

Cachoeira Santa Bárbara

Uma das mais famosas e impressionantes da região, a cachoeira Santa Bárbara fica em Cavalcante e ostenta águas azuis cristalinas — elas caem de um paredão de rochas de 30 metros de altura, formando uma grande piscina natural.

Para acessá-la, é preciso contratar um guia local e seguir uma trilha de aproximadamente seis quilômetros. O acesso geralment é feito a partir do povoado Kalunga Engenho II.

Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Poço Encantado

Localizada a 52 quilômetros de Alto Paraíso, a cachoeira Poço Encantado é uma boa opção para aqueles que buscam trilhas fáceis (apenas cinco minutos até chegar a piscina natural). A queda de águas cristalinas é cercada por uma vegetação exuberante.

O nome tem origem em histórias contadas pelos antigos moradores da fazenda, que diziam ter um diamante no fundo do poço.

Cachoeira Poço Encantado

Cachoeira do Dragão

É em São João d’Aliança que está a cachoeira do Dragão. Com entrada autorizada somente com guia local, tem difícil acesso, com trilha aquática em 70% do tempo.

É preciso de equipamentos de segurança para visitar esta “belezura” (que podem ser alugados no local), sendo indicada para os mais corajosos.

Cachoeira do Dragão

Cachoeiras do Macaco

O complexo de cachoeiras do Macaco oferece um refúgio tranquilo para os visitantes. Há duas cachoeiras e poços de águas avermelhadas ao longo do percurso. A trilha é curta, com cinco quilômetros ida e volta, mas pode ser considerada difícil por conta do terreno e da vegetação densa.

Cachoeiras do Macaco

Cachoeira Loquinhas

A cachoeira Loquinhas é ótima para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Possui 18 poços e quedas d’água com cor de esmeralda, além de macaquinhos soltos na natureza.

Cachoeira Loquinhas

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.