O Fórum Empresarial do Acre, a Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), o Governo do Acre e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AC) lançaram nesta sexta-feira (12) a campanha “Feito no Acre”.
A iniciativa, que tem duração de 18 meses, surge com o propósito de sensibilizar a população sobre a importância de adquirir produtos locais, fortalecendo a identidade da indústria acreana e valorizando o empreendedor regional. Nesse período, ações devem ser desenvolvidas em escolas e em outras instituições, com foco na publicidade e na apresentação dos produtos produzidos no estado.
O ato de lançamento da campanha aconteceu no auditório da FIEAC, com a participação de inúmeras lideranças da iniciativa privada, membros do governo e de outras entidades não governamentais envolvidas.
O presidente da FAEAC, Assuero Veronez, disse que a campanha é o resultado de uma união importante em prol do desenvolvimento do Acre.
“Nós, do Acre, somos capazes de produzir muita coisa, e esses produtos todos têm que ser valorizados como genuínos aqui do Acre. Então, estamos fazendo essa campanha lançada pelo Fórum Empresarial e apoiada pelas federações pra fortalecer, sobretudo, a economia, os nossos empresários e empreendedores”, disse Assuero.
No hall de entrada do auditório, empresas locais expuseram seus produtos.
“Nós construímos juntos essa proposta de mostrar o que nós fazemos e fazemos com muita qualidade, e também mostrar pra população qual o reflexo de valorizar o que produzimos aqui, desde a economia solidária até a indústria, que faz toda a transformação dessa matéria-prima. Ela gera renda, gera riquezas, e essa riqueza é transformada em emprego e em condições de qualidade de vida”, disse o presidente da FIEAC, José Adriano.
“Nessa proposta, vamos trabalhar em 18 meses, fazendo uma avaliação periódica pra melhorar cada vez mais a exposição e tirar da escuridão todos os outros empreendedores que valorizam muito o que fazem aqui e que proporcionam orgulho pra gente”, acrescentou.
O SEBRAE também atuou como organizador da campanha. “É um orgulho para o SEBRAE participar dessa ação tão importante, especialmente porque nosso sistema está diretamente envolvido com os microempreendedores, que produzem e lutam de forma tão brilhante. Essa é uma forma de, com certeza, atrair mais pessoas para essa dimensão tão importante para o Acre, para os acreanos e para a economia”, pontuou.
Representando o Governo do Estado, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Assur Mesquita, disse que o executivo acreano está dando apoio total à campanha.
“O Governo do Estado do Acre tem apoiado todas as iniciativas voltadas para a valorização da produção acreana, mantendo o ambiente de negócios. Nessa campanha especial, o governo está totalmente dentro. Estamos apoiando 100%, vamos dizer assim, junto com o setor empresarial. E essa campanha tem um objetivo muito importante, que é mostrarmos para a população acreana as produções e produtos dos nossos empreendedores e empresários. Ela é uma campanha de promoção interna”, argumentou.
“Hoje, o Acre está exportando e tem feito um trabalho de promover os negócios acreanos fora do estado, até no exterior. E essa campanha tem um olhar para dentro do estado. Ela tem o objetivo de conscientizar a população de que, quando consome um produto da indústria ou da produção acreana, seja da indústria ou do agronegócio acreano, está fortalecendo a economia e gerando oportunidades de empregos. Então, esse é o grande objetivo”, concluiu.
Ao final do evento, os organizadores expuseram os objetivos do evento e os dados estatísticos sobre a economia acreana.
Veja fotos do evento:
