Um jovem foi atingido por uma arma de impacto controlado disparada por um agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante a dispersão de um baile funk na madrugada de segunda-feira (1º/12), na Rua Carlos Schumacker, na região da Brasilândia, zona norte de São Paulo.
Imagens gravadas por moradores mostram o momento em que o GCM aborda o jovem sem capacete, segurando a garupa da moto. Durante a abordagem, o agente atira contra o passageiro, que cambaleia, com a mão na região do abdômen.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o uso da munição de impacto controlado foi necessário para conter a resistência de alguns participantes e garantir a dispersão do baile funk.
O Metrópoles também tentou contato com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, mas não obteve retorno, até a última publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.
Leia também
-
GCM usa spray de pimenta contra participantes de evento da Prefeitura
-
GCM é encontrado morto dentro de carro na zona leste de SP
-
Suspeito de envolvimento em morte de GCM é preso no litoral de SP
-
Homem aponta arma falsa para GCMs e é baleado e preso em praia de SP
Durante a ação, nove veículos foram apreendidos. Entre eles, uma motocicleta sem placa, que constava como produto de furto, foi devolvida à vítima. Os demais veículos foram recolhidos para verificação por suspeita de adulteração ou receptação, e a perícia foi acionada para análise.
O caso foi registrado no 72º Distrito Policial como adulteração de sinal identificador de veículo automotor, receptação e localização/apreensão de veículo.

