O Governo de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (25), em pleno dia de Natal, um alerta no qual faz um pedido drástico à população para que diminua imediatamente o consumo excessivo de água no Estado, evitando o desperdício.
Isso porque o consumo de água disparou até 60% em algumas regiões de São Paulo na última semana, reflexo direto da onda de calor que atinge o estado.
O calorão não está dando trégua: a capital paulista registrou nesta quinta, dia de Natal, a maior temperatura de 2025, com 35,9ºC, segundo o Inmet. Já o CGE apontou média de 35,6ºC em todas as estações, a maior para dezembro desde o início do monitoramento, em 2004.
Para enfrentar esse sufoco, o governo reforça o pedido de uso consciente: banhos curtos, evitar lavar calçadas e carros, reutilizar água sempre que possível e priorizar alimentação e higiene.
Pequenas atitudes fazem diferença: fechar a torneira ao ensaboar a louça, juntar roupas antes de lavar, dar preferência ao balde para lavar o carro e usar a vassoura no lugar da mangueira podem ajudar a driblar essa fase crítica.
Leia o comunicado na íntegra:
“Estamos enfrentando uma onda de calor e altas temperaturas nesta semana, e isso exige atenção redobrada com o uso da água. Nos últimos anos, esses períodos de calor têm se tornado mais frequentes, refletindo as mudanças climáticas que tornam nosso clima mais imprevisível.
Fechar a torneira, reduzir o tempo do banho e reaproveitar a água são gestos simples que ajudam a preservar esse recurso essencial, especialmente durante o período de calor.
O Governo de SP, junto à Defesa Civil, tem se planejado para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. E cada um pode fazer a sua parte!”
Leia mais:
- Onda de calor e tempo seco alimentam incêndios no país; veja regiões atingidas
- Natal deve ter temperatura acima da média em grande parte do país; confira
- Praias lotadas e arrastões marcam fim de semana no Rio de Janeiro

