O governo do Acre lançou uma série especial de aulões do Pré-Enem Legal voltados exclusivamente à preparação de estudantes que pretendem disputar uma vaga no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) em 2026. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e tem como foco o vestibular específico da instituição, que será realizado por meio de seleção própria.
Os aulões ficaram disponibilizados através do canal do YouTube da SEE/Foto: Mardilson Gomes/SEE
O ingresso para o curso de Medicina da Ufac será feito por vestibular organizado pelo Cebraspe, banca responsável também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, com avaliações de Humanas, Linguagens e Redação no dia 11 de janeiro e de Ciências da Natureza e Matemática no dia 18, nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Para apoiar os candidatos nessa etapa, o Pré-Enem Legal produziu aulas estratégicas que contemplam todos os conteúdos previstos no edital do vestibular. Um dos diferenciais do material é a inclusão de conteúdos de História e Geografia do Acre, exigência específica do processo seletivo da Ufac e que não integra o Enem tradicional.
Segundo o chefe do Pré-Enem Legal, Humberto Miranda, as aulas foram planejadas para reforçar a revisão dos estudantes de forma organizada e acessível. De acordo com ele, os aulões foram estruturados para permitir que os alunos acompanhem os conteúdos com tranquilidade, façam anotações e consolidem a preparação final para a prova, com a disponibilização gradual de uma disciplina por dia ao longo da primeira semana de janeiro.
A programação tem início no dia 5, com aulas de História e Geografia do Acre, seguidas por Linguagens e suas Tecnologias no dia 6. Na sequência, os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados com foco em Física no dia 7, Química no dia 8 e Biologia no dia 9. A série é concluída no dia 12, com Matemática e suas Tecnologias.
Todos os aulões serão disponibilizados gratuitamente no canal oficial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre no YouTube.
