O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta máximo nesta terça-feira (9) para a chegada de um ciclone extratropical, combinado com uma frente fria, que deve afetar todo o Sul do Brasil entre esta noite e pelo menos quinta-feira (11). Outras regiões como Sudeste e Centro-Oeste também podem enfrentar temporais.
Mesmo assim, de acordo com o alerta, a região Sul, mais uma vez, pode ser a mais afetada. Nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, os volumes de chuva podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h.
Como o ciclone extratropical pode provocar fortes chuvas, rajadas de vento e até queda de granizo, o alerta do Inmet reforça a possibilidade de quedas de energia e até a possibilidade de o transporte público ser afetado.
Outra regiões em alerta
No Sudeste, estados como São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais< podem enfrentar temporais, com ventos de 50 a 70 km/h. O Centro-Oeste terá pancadas de chuva entre moderadas e fortes.
No Norte, os riscos de temporais ficam concentrados no oeste do Acre, mas chuvas podem atingir diferentes áreas da região. Já no Nordeste, a previsão é de chuvas isoladas.
Até quando?
O Inmet prevê que a situação no Sul deve melhorar gradualmente a partir de quinta-feira, enquanto o Sudeste seguirá com instabilidades pontuais.
Leia mais:
- Ciclone arranca casa inteira e deixa só o piso em SC
- Ciclone extratropical provoca destruição, vendavais e granizo em Santa Catarina; veja vídeo
- Ciclone intenso pode atingir o Brasil nos próximos dias; saiba onde

