A primeira-dama Janja Lula da Silva reagiu nesta segunda-feira (15) às declarações do cantor Zezé Di Camargo, que criticou o SBT após a emissora convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para o lançamento do SBT News.

Janja Lula da Silva ao lado do presidente Lula; primeira-dama criticou Zezé Di Camargo e classificou como machista o ataque às filhas de Silvio Santos/Foto: Reprodução
Nas redes sociais, Janja classificou as falas do sertanejo como misóginas e machistas, ao avaliar que o artista teria desrespeitado as filhas de Silvio Santos, responsáveis atualmente pela condução da emissora ao lado da viúva do apresentador, falecido em agosto do ano passado. Para ela, ao afirmar que o canal estaria “se prostituindo”, o cantor atacou diretamente mulheres que ocupam posições de liderança.
Segundo a primeira-dama, esse tipo de discurso reforça práticas de desrespeito à presença feminina em espaços de poder e contribui para a disseminação de ataques contra mulheres. Janja afirmou ainda que a participação de autoridades em um evento institucional da imprensa simboliza o compromisso histórico do SBT com um jornalismo informativo e plural, legado atribuído ao próprio Silvio Santos.
O lançamento do SBT News ocorreu na última sexta-feira (11) e contou com a presença de diversas autoridades. Durante o evento, Alexandre de Moraes fez comentários bem-humorados e foi aplaudido pelo público, enquanto o presidente Lula celebrou a retirada do nome do ministro da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos, classificando o episódio como uma “vitória”.
Em vídeo divulgado posteriormente, Zezé Di Camargo criticou a postura da emissora e solicitou que seu especial de Natal não fosse exibido pelo SBT. O programa estava previsto para ir ao ar nesta quarta-feira (17). Segundo o cantor, a decisão estaria relacionada a divergências ideológicas e ao que considera um distanciamento do pensamento defendido por Silvio Santos.
Diante da repercussão, a presidente do SBT, Daniela Beyruti, divulgou uma carta aberta destacando que o evento de lançamento do SBT News refletiu a pluralidade e o respeito às instituições, reunindo representantes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Ela também afirmou que a emissora busca estimular o diálogo e combater a polarização.
Inicialmente mantido na grade de programação, o especial de Natal de Zezé Di Camargo acabou sendo retirado da programação pela emissora após o episódio.
Com informações A Gazeta do Povo
