O caminhoneiro Francisco Burgardt, conhecido como Chicão Caminhoneiro, que tentou promover uma greve dos caminhoneiros marcada para começar na quinta-feira (4/12), admitiu que o movimento fracassou. Segundo ele, a greve teria sido sabotada e, por isso, não teve adesão de caminhoneiros Brasil afora.
Na Ășltima segunda-feira (1/12), Burgardt, juntamente com o desembargador aposentado e influencer de direita SebastiĂŁo Coelho, gravou um vĂdeo enquanto protocolavam um documento no PalĂĄcio do Planalto avisando sobre a greve. Eles divulgaram o material nas redes sociais, causando reaçÔes favorĂĄveis e contrĂĄrias.
Entre os caminhoneiros, entretanto, o movimento nĂŁo vingou e nĂŁo houve bloqueios. âSem adesĂŁo, fomos sabotadosâ, afirmou ChicĂŁo Caminhoneiro.
Desde que foi anunciada, na Ășltima semana, a proposta de greve causou divergĂȘncia dentro da categoria dos caminhoneiros. Na quinta e tambĂ©m nesta sexta (5/12), as rodovias de todo o Brasil amanheceram desbloqueadas e os caminhoneiros trabalham normalmente.
O Metrópoles chegou a procurar o Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam), que afirmou que, caso os caminhoneiros decidissem pela greve, seriam apoiados. A reportagem também ouviu outros representantes contra e a favor da paralisação no transporte, como a Cooperativa dos Caminhoneiros AutÎnomos do Porto de Santos (CCAPS) e a Associação Catarinense dos Transportadores Rodoviårios de Cargas (ACTRC), responsåveis por bases locais.
Entre os pleitos defendidos pela categoria estavam: a estabilidade contratual do caminhoneiro e a garantia do cumprimento de leis, a reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e a aposentadoria especial de 25 anos de trabalho, comprovada com recolhimento ou documento fiscal emitido.
Falta de apoio polĂtico e manifestação de ZĂ© TrovĂŁo
O movimento tambĂ©m nĂŁo contava com apoio polĂtico de um dos principais representantes do setor, o deputado federal ZĂ© TrovĂŁo (PL-SC). O parlamentar chegou a se manifestar sobre o tema.
âVocĂȘs nĂŁo estĂŁo querendo defender quem estĂĄ preso, vocĂȘs nĂŁo estĂŁo querendo defender o presidente Bolsonaro, vocĂȘs estĂŁo querendo defender interesses prĂłprios, porque atĂ© a pauta que vocĂȘs trazem nĂŁo resolve os problemas do transporte [âŠ] Querem fazer? Façam. Se der certo, Ăłtimo, mas eu nĂŁo vou apoiarâ, disse ZĂ© TrovĂŁo.

