Ícone do site ContilNet Notícias

Lula oferece ajuda a Trump para negociar paz entre EUA e Venezuela

Por

lula-oferece-ajuda-a-trump-para-negociar-paz-entre-eua-e-venezuela

Lula oferece ajuda a Trump para negociar paz entre EUA e Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (17), que informou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está à disposição para contribuir em busca da negociação de paz entre os EUA e a Venezuela. A declaração do petista aconteceu durante uma reunião ministerial realizada na Granja do Torto, em Brasília (DF).

“Isso que eu disse ao Trump: ‘Se você tiver interesse de conversar com a Venezuela corretamente, nós temos como contribuir’. Agora, é preciso ter vontade de conversar, ter paciência. Assim, o Brasil tem se posicionado”, revelou Lula.

Lula quer colaborar com negociações

Apesar das tensões se aflorando entre o país norte-americano e a nação presidida por Nicolás Maduro, Lula manteve o discurso de ainda ser possível colocar panos quentes para acalmar os ânimos e evitar o conflito armado. Além disso, aproveitou para relembrar a aproximação dos EUA com o Brasil nos últimos meses, revertendo parte do tarifaço aplicado por Trump no início do ano.

“Vocês estão lembrados de que eu dizia: nós não vamos ter uma briga muito séria com os EUA, da mesma forma que eu disse que aquela crise de 2008 era uma marolinha no Brasil. Ora, nós restabelecemos a conversa com os EUA em um tom muito razoável, muito amigável. Não está tudo resolvido, mas vai ser resolvido. Se tem uma coisa que eu aprendi é que, em tempos de crise, é preciso ter paciência”, afirmou o presidente brasileiro.

Tensão entre EUA e Venezuela

Nesta terça-feira (16), Donald Trump voltou a elevar o tom contra a Venezuela ao anunciar o bloqueio total a navios petroleiros sancionados que entram ou saem do país. Em publicação na rede Truth Social, o republicano afirmou que o território venezuelano está “completamente cercado” e acusou o governo de Nicolás Maduro de roubar petróleo, terras e outros bens que pertenceriam aos norte-americanos.

Leia mais:

Sair da versão mobile