Ícone do site ContilNet Notícias

Mais de 500 kg de drogas foram apreendidos no Acre em 2025, diz relatório da FICCO

Por Geovany Calegário, ContilNet

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Acre (FICCO/AC) apresentou o balanço das ações realizadas ao longo de 2025 com os resultados obtidos no enfrentamento às organizações criminosas que atuam no estado.

O balanço é elaborado com base nos registros oficiais das operações realizadas durante o ano, considerando mandados judiciais cumpridos, prisões efetuadas, apreensões de drogas, armas e munições, além da análise do impacto das ações na desarticulação de facções criminosas. As informações são organizadas periodicamente para permitir uma avaliação precisa dos resultados e orientar o planejamento das próximas estratégias de atuação.

Forças Integradas apreenderam 171,27 kgs de cocaína/Foto: Cedida

O levantamento reúne dados operacionais produzidos a partir das ações conjuntas das instituições que compõem a força-tarefa, como Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre.

Em 2025, a FICCO/AC cumpriu 31 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão preventiva, além de realizar 16 prisões em flagrante, totalizando 36 prisões efetivas. No combate ao tráfico de drogas, foram apreendidos 171,27 kgs de cocaína e 362,30 kgs de maconha e skunk. As ações também resultaram na apreensão de oito armas de fogo e 74 munições, retirando materiais ilícitos de circulação.

As operações tiveram como principais alvos as facções criminosas atuantes no Acre, com foco na desarticulação de núcleos envolvidos em crimes como tráfico de drogas, homicídios e lavagem de capitais. Segundo a avaliação das forças de segurança, os resultados são positivos, refletem o fortalecimento da atuação integrada e o impacto direto das operações no enfraquecimento dessas organizações.

Desde 2023, foram apreendidos 614,3 kgs de entorpecentes/Foto: Reprodução

Desde a implantação da Força Integrada, em agosto de 2023, os números acumulados confirmam esse cenário. Ao todo, já foram realizadas 102 operações, com o cumprimento de 81 mandados de prisão preventiva e 52 prisões em flagrante, somando 133 prisões. No mesmo período, foram apreendidos 614,3 kgs de entorpecentes, entre cocaína e maconha/skunk, além de 19 armas de fogo e 305 munições.

De forma geral, o balanço evidencia a importância da integração entre as forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado e na proteção da sociedade acreana. Para 2026, a FICCO/AC projeta a intensificação das operações, especialmente com foco na identificação e desarticulação das lideranças das facções criminosas, com o objetivo de enfraquecer essas estruturas e ampliar a presença do Estado em áreas consideradas estratégicas.

Sair da versão mobile