O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18/12), que tem “100% de confiança” no presidente do Banco Central (BC), Gabriel GalĂpolo. O economista Ă© alvo constante de crĂticas porque a instituição monetária continua mantendo a taxa Selic em 15%, maior patamar em 20 anos.
“Eu tenho 100% de confiança no companheiro GalĂpolo, presidente do Banco Central. Eu nunca fui favorável Ă independĂŞncia do Banco Central”, declarou o petista.
“O que nĂŁo dá Ă© o seguinte: indiquei o presidente do BC, ele vai ficar dois anos no outro governo se a gente perder as eleições. Eu acho que nĂŁo Ă© correto. Todo governo que entra tem o direito de indicar o presidente do BC, na espectativa de que ele seja o melhor presidente do BC possĂvel. Eu fiquei oito anos com o [Henrique] Meirelles e nĂŁo me arrependo, Meirelles prestou um grande serviço. Tenho certeza que o GalĂpolo vai prestar um grande serviço”, continuou Lula.
Leia também
-
Selic: em tom duro, Copom cita risco fiscal e nĂŁo descarta nova alta
-
Copom mantém linha-dura e não dá sinal de queda da Selic
-
“Temos chance de fazer governador e senador em São Paulo”, diz Lula
As declarações foram dadas durante coletiva de imprensa com jornalistas no Palácio do Planalto.
Na semana passada, o ComitĂŞ de PolĂtica Monetária (Copom) decidiu manter a Selic em 15% pela quarta reuniĂŁo consecutiva, justificando que o atual patamar ainda Ă© necessário para assegurar a convergĂŞncia da inflação para a meta e conter a incerteza econĂ´mica global.
A decisão ocorreu em meio a um cenário de inflação moderada e atividade econômica em ritmo lento, o que alimenta expectativas sobre o futuro do ciclo de juros elevados no primeiro trimestre do próximo ano. Lula manifestou esperanças de que a taxa diminua nas próximas deliberações do Copom.
“Da mesma forma que a gente sente cheiro de chuva, eu estou sentindo cheiro de que logo logo a taxa de juros vĂŁo começar a baixar. Agora, o BC tem autonomia, Ă© importante lembrar. Jamais eu farei pressĂŁo para que o GalĂpolo tome atitude que tem que tomar. É ele que tem que tomar a decisĂŁo. Eu espero que ele esteja cheirando o mesmo ar de desejo que eu estou cheirando agora”, disse.
“Se ele fazer isso, vai ser bom para ele, vai ser bom para o Brasil, vai ser bom para a indústria, para o desemprego, para o salário, e vai ser bom para todo mundo”, finalizou o presidente.
Nesta quinta, GalĂpolo afirmou que nĂŁo há “setas dadas, nem portas fechadas” para as alterações na Selic.
“Você não está dando nenhum tipo de seta para o que vai fazer e não está fechando portas. Não há nem setas dadas, nem portas fechadas”, disse em entrevista coletiva no BC.

