Morreu neste domingo (21) o desenvolvedor e fundador dos estúdios Infinity Ward e Respawn Entertainment, Vince Zampella, aos 55 anos, após se envolver em um acidente de carro em Los Angeles, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo jornalista e apresentador Geoff Keighley, criador do The Game Awards, que lamentou a perda e destacou a importância do profissional para a indústria de videogames.
“Eu não acredito que estou escrevendo isso. Vince Zampella, um titã da indústria de videogames, criador de Call of Duty e cofundador da Respawn Entertainment, além de um querido amigo, morreu ontem em um acidente de carro em Los Angeles”, publicou Keighley, na rede social X (antigo Twitter).
Morre Vince Campella
A trajetória de Zampella nos games começou na 2015 Inc., onde trabalhou no desenvolvimento de Medal of Honor: Allied Assault. Em 2002, ao lado de Grant Collier e Jason West, fundou a Infinity Ward, reunindo praticamente toda a equipe responsável pelo sucesso de Allied Assault.
Com apoio inicial da Activision, o estúdio recebeu a missão de criar um jogo que competisse diretamente com Medal of Honor, projeto que resultou no lançamento de Call of Duty, em 2003.

Sob sua liderança, a Infinity Ward desenvolveu títulos marcantes da franquia, como Call of Duty 2, Call of Duty 4: Modern Warfare e Call of Duty: Modern Warfare 2, consolidando a série como uma das mais populares da história dos videogames.
Anos depois, desentendimentos envolvendo bônus e royalties levaram à saída de Zampella e Jason West do estúdio, seguida por uma disputa judicial com a Activision.
Após deixar a Infinity Ward, Zampella fundou a Respawn Entertainment, em parceria com West, firmando contrato com a Electronic Arts (popularmente conhecida como EA). No novo estúdio, liderou o desenvolvimento de jogos como Titanfall, Titanfall 2, Apex Legends, Star Wars Jedi: Fallen Order e Star Wars Jedi: Survivor, ampliando ainda mais sua influência no mercado.
Em 2020, passou a comandar a divisão de Los Angeles da DICE, posteriormente rebatizada como Ripple Effect, onde esteve à frente de projetos ligados à franquia Battlefield.
Vince Zampella deixa três filhos e um legado reconhecido como um dos mais relevantes da história da indústria de games.
Leia mais:
- Jovem morre após acidente com skate
- Irmão de Chitãozinho e Xororó fala pela primeira vez após morte de Mauri
- Garoto desce do carro para urinar e ‘assiste’ pais serem esmagados por caminhão; veja vídeo