Ícone do site ContilNet Notícias

Nova onda polar deve provocar chuvas intensas e queda de temperatura no Acre

Por Redação ContilNet

A última semana da primavera de 2025 no Acre será influenciada pela chegada de uma nova onda polar, a 25ª registrada neste ano e, segundo previsões meteorológicas, possivelmente a última de 2025. O fenômeno deve provocar mudanças significativas no tempo em todo o estado, com previsão de chuvas intensas e queda nas temperaturas.

Dezembro já acumula quase que a totalidade de chuvas previstas em apenas 12 dias/Foto: Reprodução/Foto: ContilNet

De acordo com informações do portal O Tempo Aqui, a atuação da onda polar começa na noite desta terça-feira (16) e se estende para a madrugada de quarta-feira (17). A previsão aponta para volumes elevados de chuva em diversos municípios, com maior intensidade nas regiões dos vales dos rios Acre, Xapuri, Iaco e Purus.

Diante do cenário, há alerta para possíveis transtornos, especialmente em áreas vulneráveis. Entre os riscos estão alagamentos de ruas, queda de galhos e árvores, deslizamentos de terra e danos a edificações, sobretudo em zonas urbanas com histórico de enchentes.

Com a entrada da massa de ar frio, as temperaturas devem cair nos próximos dias. As mínimas previstas para o amanhecer de quarta e quinta-feira devem variar entre 17 °C e 20 °C nos municípios do Vale do Rio Acre, incluindo Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil.

Na quarta-feira, o tempo deve permanecer nublado na maior parte do estado, com temperaturas mais amenas ao longo do dia. As máximas à tarde podem ficar abaixo dos 25 °C em cidades como Rio Branco, Brasileia e municípios vizinhos.

A partir de quinta-feira, a tendência é de melhora gradual nas condições climáticas, com baixa probabilidade de chuvas entre quinta e sábado.

Em relação aos níveis dos rios, o Rio Acre, em Rio Branco, pode apresentar leve elevação em função das chuvas previstas, mas deve permanecer abaixo da cota de alerta durante a semana. Já em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, que ultrapassou levemente a cota de alerta no último sábado, segue em processo de vazante nos próximos dias.

Sair da versão mobile