Ícone do site ContilNet Notícias

“O dólar pesou”, o que dizem executivos do SBT ao perder a Copa Sul-Americana

Por

“o-dolar-pesou”,-o-que-dizem-executivos-do-sbt-ao-perder-a-copa-sul-americana

“O dólar pesou”, o que dizem executivos do SBT ao perder a Copa Sul-Americana

Passado o lamento de perder um importante ativo em sua grade esportiva, justo aquele que conectava os fãs de esportes aos clubes nacionais no SBT, executivos da empresa comentaram com a coluna as razões que levaram a emissora a perder a Copa Sul-Americana.

O consenso é que a FC Diez Media, empresa responsável por conduzir a licitação dos direitos de transmissão das competições da CONMEBOL, em especial a Libertadores e a Sul-Americana, pensou apenas em um aspecto: o “quem paga mais”.

Mesmo com a perda de alcance que a saída da TV aberta pode causar a Sul-Americana, a empresa priorizou a melhor proposta financeira na mesa. É natural pensar que empresas capitalizadas pelo dólar, como é o caso da Warner Bros. Discovery, dona das operações da TNT Sports, levem a melhor neste quesito.

Um importante nome da gestão do SBT confidenciou o seguinte à coluna: “Difícil competir com essas empresas… Para nós o dólar é cinco vezes (mais caro). Já para eles o dólar é o dólar”.

Concluída a licitação dos direitos de TV da Libertadores e da Sul-Americana para o ciclo de 2027-2030, o saldo é o seguinte: apenas uma empresa de mídia nacional (Grupo Globo) conseguiu assegurar direitos de transmissão: a Libertadores e só em TV aberta.

As demais empresas além da TNT Sports (Warner Bros. Discovery): Paramount (um pacote de plataforma paga da Libertadores); e a Disney (transmissão exclusiva da Copa Sul-Americana em plataformas pagas para os canais ESPN e Disney+ e a outra metade de jogos da Libertadores em TV fechada e streaming), estrangeiras, com sedes nos Estados Unidos.

Nem mesmo a CazéTV, vitaminada por uma forte Live Mode e um faturamento bilionário, conseguiu competir com o dólar das concorrentes.

A ver também como a Sul-Americana será tratada em meio a um contexto de fusão que a Warner Bros. Discovery passará com a Netflix global, anunciada no último final de semana. A grade de competições da TNT Sports está no “pacote” e deverá passar por avaliação na estratégia de atuação, em especial na América Latina.

Sair da versão mobile