A Polícia Militar do Acre iniciou a Operação Papai Noel com foco no reforço da segurança em áreas centrais e comerciais da capital e do interior. A ação é coordenada pela Diretoria Operacional da corporação e emprega efetivo do serviço administrativo, além do acionamento de militares na “segunda folga”, para ampliar a presença policial durante o período festivo de fim de ano. Na primeira fase, o planejamento inclui a adição de 60 policiais ao policiamento ordinário.
Na primeira fase, o planejamento inclui a adição de 60 policiais ao policiamento ordinário/Foto: Reprodução
A operação foi estruturada em duas fases. A primeira já se iniciou, no dia primeiro, e segue até o dia 14, com policiamento intensificado nos turnos da manhã e da tarde.
A segunda etapa começa no dia 15 e se estende até o dia 2 de janeiro, incluindo também o patrulhamento noturno. O objetivo é prevenir e combater delitos em locais de maior circulação de pessoas.
A comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, afirmou que a ação segue uma tradição, mas com ampliação. “A Operação Papai Noel já é uma operação tradicional, todo final de ano a Polícia Militar se organiza, se prepara para reforçar o policiamento nas áreas comerciais.”
Ela destacou que o planejamento deste ano incorporou ações comunitárias. “Levamos a Papai Noel também para o âmbito comunitário, por meio da banda de música da corporação, fazendo tocadas no terminal, em hospitais, em lugares onde a gente consiga passar essa mensagem de esperança, de alegria.”
Segundo a comandante, o trabalho também envolve ações educativas da Patrulha Maria da Penha. “O efetivo da Maria da Penha vai estar empenhado nas ações educativas durante esse período, nesses ambientes com maior circulação de pessoas.” Ela explicou que a segunda fase terá reforço total.
“Começamos a segunda fase trazendo todos os policiais militares na sua segunda folga, com horário estendido até o horário em que os comerciantes estiverem atendendo ao público.”
A operação também alcança áreas rurais. “Nós estamos com patrulhas da Operação Papai Noel nas áreas rurais, Transacriana, Caquetá, e também no interior, no Sul, Tarauacá, Brasileia,” afirmou. “Estão sendo atendidas por essa Operação Papai Noel na zona rural.”
Marta Renata ressaltou que a meta é melhorar os indicadores positivos alcançados.
“Tivemos os menores índices de roubos e furtos dos últimos 10 anos, então esse ano a gente quer bater essa meta, melhorar com relação ao ano passado e realmente trazer a tranquilidade para a população acreana.”
O trânsito também recebe atenção durante a operação. A capitã Eliana Maia, do Batalhão de Policiamento de Trânsito, explicou:
“Os automotores aumentam substancialmente nesse final de ano e, por conta disso, o Batalhão reforçou as operações tanto de fiscalização, mas especialmente de educação de trânsito, no intuito de conscientizar as pessoas a obedecer as normas de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro.”
Na área ambiental, o major Barreto destacou a intensificação das ações rurais: “A nossa função é a prevenção de crimes ambientais, mas atuamos também em outros crimes.” Ele relatou que o patrulhamento rural será reforçado.
“Nós fazemos na zona rural, nos ramais, nas proximidades da capital, um trabalho que visa coibir furtos, roubos, tráfico e porte ilegal de arma de fogo. O Ambiental vai intensificar esse patrulhamento e trazer tranquilidade para a sociedade acreana.”
A Polícia Militar reforça que o objetivo central é garantir um período festivo mais seguro. Nas palavras da comandante-geral: “Queremos que essa festa natalina seja um momento de lazer para a população acreana, com segurança.”
