Ícone do site ContilNet Notícias

Operação prende 13 integrantes do Comando Vermelho; seis prisões foram em Cruzeiro do Sul

Por José Halif, ContilNet

Uma operação integrada das forças de segurança pública resultou na prisão de 13 pessoas suspeitas de integrar uma célula da organização criminosa Comando Vermelho no município de Guajará, no interior do Amazonas. A ação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (16) e cumpriu, ao todo, 16 mandados de prisão expedidos pela Justiça, três alvos seguem foragidos.

Do total de prisões efetuadas, seis ocorreram em Cruzeiro do Sul (AC) e sete em Guajará (AM). Também houve cumprimento de ordens judiciais na cidade de Porto Velho (RO).

VEJA MAIS: Operação prende cúpula do Comando Vermelho na divisa do Acre com o Amazonas

Em entrevista, o delegado da Polícia Civil de Guajará, Adenilson Carlos Aguiar, explicou que a operação é resultado de uma investigação de longa duração, iniciada em agosto do ano passado, que apura crimes como organização criminosa, extorsão, sequestro, tortura e lavagem de dinheiro. Segundo ele, as investigações continuam em andamento.

Coletiva de imprensa com os detalhes da operação foi realizada nesta terça-feira/Foto: ContilNet

A ação contou com o trabalho conjunto da Polícia Civil e da Polícia Militar de Guajará, além do apoio da Polícia Militar do Acre, Polícia Civil do Acre, Polícia Federal, GEFRON e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Rondônia.

Durante o cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos aparelhos celulares, uma quantia em dinheiro superior a R$ 2 mil, com indícios de ser proveniente de extorsões, e seis veículos, que, segundo a polícia, eram utilizados nas atividades criminosas do grupo. Não houve apreensão de armas ou drogas até o momento.

De acordo com o delegado, a organização criminosa é responsável por diversos crimes registrados em Guajará, incluindo homicídio relacionado ao chamado “tribunal do crime”, além de sequestros, torturas, ameaças e extorsões contra comerciantes e produtores rurais. Ele destacou que a operação representa um marco histórico no enfrentamento direto ao crime organizado no município.

Foram apreendidos aparelhos celulares, uma quantia em dinheiro superior a R$ 2 mil, com indícios de ser proveniente de extorsões, e seis veículos/Foto: Reprodução

O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar do Acre, major Abraão Silva, ressaltou a importância da operação para a desarticulação do crime organizado no Vale do Juruá, especialmente em Cruzeiro do Sul, onde parte dos alvos foi capturada. Segundo ele, trata-se de uma ação interestadual de grande relevância, que demonstra a integração entre as forças de segurança do Amazonas e do Acre.

“É uma operação exitosa, com cumprimento de diversos mandados de prisão, sequestro de bens, valores e contas bancárias. Os envolvidos tinham atuação interestadual, principalmente em Guajará, Cruzeiro do Sul e também em Rondônia. Sem dúvida, é um duro golpe nas facções criminosas que atuam na região”, afirmou o major.

Ainda conforme o comandante, os seis presos em Cruzeiro do Sul já possuem extensa ficha criminal e histórico de passagens pelo sistema prisional. “São indivíduos que já foram presos em outras oportunidades e agora ficarão recolhidos, à disposição do Poder Judiciário”, concluiu.

Sair da versão mobile