O tradicional concerto de Ano-Novo nos Champs-Élysées, em Paris, não será realizado este ano. A decisão foi tomada pelo departamento de polícia, que alegou riscos à segurança com um fluxo intenso de visitantes e grandes multidões, além do risco de um ataque terrorista, segundo informou a Prefeitura de Paris à AFP.
A prefeitura havia proposto repetir o modelo dos dois anos anteriores, com um show gratuito na famosa avenida no dia 31 de dezembro. No entanto, precisou acatar a negativa da polícia, comunicada à prefeita Anne Hidalgo no começo do mês.
Veja as fotos
A Prefeitura de Paris destacou que os concertos realizados em 2023 e 2024 ocorreram de forma tranquila, com clima familiar e sem venda de álcool. No último ano, cerca de 1 milhão de pessoas participaram, sendo metade turistas estrangeiros. Para a administração municipal, o evento ajuda a fortalecer a imagem cultural e festiva da capital francesa.
O senador Ian Brossat, do Partido Comunista e candidato à Prefeitura de Paris, criticou a decisão e classificou o cancelamento como “incompreensível”, reclamando da falta de explicações públicas por parte da polícia. Ele lembrou que Paris conseguiu sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos com segurança e questionou por que um evento já consolidado não poderia ser mantido.
Apesar do cancelamento do show ao vivo, o tradicional show de fogos de artifício está mantido. Também haverá projeções especiais no Arco do Triunfo, incluindo uma homenagem ao clássico de futebol entre Paris Saint-Germain e Paris FC, marcado para 4 de janeiro.

