Um levantamento publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10) mostra que a pecuária bovina movimentou R$ 181 milhões em 2024 na economia acreana.
Os dados apontam ainda que o rebanho bovino é estimado em cerca de 5,3 milhões de cabeças de gado no Acre.
Segundo a Seagri, rebanho bovino é estimado em cerca de 5,3 milhões de cabeças de gado no Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom
O secretário de Agricultura, Luís Tchê, comemorou os resultados e disse que o governo tem investido de forma intensiva no setor.
“Somente em 2025, investimos aproximadamente R$ 4,5 milhões em insumos agrícolas e programas de melhoramento genético na pecuária bovina, entendendo a importância do setor para a economia acreana”, afirmou.
Um dos fatores que colaboram para o crescimento do setor no Estado é o fato de que o Acre mantém o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente em 2020 e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal em 2021. O selo sanitário amplia a credibilidade da carne acreana e facilita o acesso a mercados mais exigentes, o que tem impulsionado a exportação da proteína animal.
