O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenovĂĄveis (Ibama) jĂĄ baixou a portaria que versa sobre o perĂodo defeso na bacia AmazĂŽnica. Com isso, desde o dia 15 de novembro algumas espĂ©cies de peixes nĂŁo podem ser capturadas porque se encontram no perĂodo de reprodução.

As espĂ©cies proibidas de pescar sĂŁo: Dourada, PiraĂba, Surubim, Pacu, Jaraqui, Sardinha, Pirapitinga, AruanĂŁ, MaparĂĄ e matrinxĂŁ/Foto: Reprodução
Na regiĂŁo de Sena Madureira, conforme a ColĂŽnia dos Pescadores Z3, as espĂ©cies proibidas de pescar sĂŁo: Dourada, PiraĂba, Surubim, Pacu, Jaraqui, Sardinha, Pirapitinga, AruanĂŁ, MaparĂĄ e matrinxĂŁ.
Nesse sentido, o prĂłprio Ibama tem a incumbĂȘncia de desenvolver a fiscalização nos rios e, em caso de irregularidades, os profissionais da pesca respondem judicialmente.
O perĂodo de defeso vai atĂ© o dia 15 de março de 2026. Para nĂŁo deixar os pescadores a ver navios, o Governo Federal paga durante esse perĂodo (Novembro a março) o chamado seguro-defeso. Cada pescador tem direito a receber um salĂĄrio mĂnimo por mĂȘs.
Em Sena Madureira, somente na ColĂŽnia de Pescadores Z3, hĂĄ mais de mil pescadores cadastrados.
