Polícia faz operação no Complexo do Salgueiro para frear expansão do Comando Vermelho

policia-faz-operacao-no-complexo-do-salgueiro-para-frear-expansao-do-comando-vermelho

As forças de segurança do Rio de Janeiro realizaram nesta quinta-feira (11) mais uma etapa da Operação Contenção, desta vez no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, com o objetivo de impedir o avanço territorial do Comando Vermelho (CV). Cerca de mil policiais foram mobilizados.

As equipes — formadas por agentes do Bope, Choque, Core, delegacias especializadas e distritais — foram recebidas a tiros. Traficantes incendiaram veículos na tentativa de dificultar o avanço das tropas. Não há, até o momento, informações sobre mortos, feridos ou presos.

A ofensiva ocorre menos de dois meses após a megaoperação na Penha e no Alemão, que deixou 122 mortos. Nesta fase, os agentes saíram para cumprir 44 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Entre os alvos está Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, de 61 anos, chefe do CV na região.

A operação conta com 20 blindados, 123 viaturas, 2 helicópteros e 4 ambulâncias, sendo duas blindadas.

Impacto na rotina

A Prefeitura de São Gonçalo informou que diversas escolas municipais da região não funcionaram nesta quinta, incluindo as unidades Marinheiro Marcílio Dias, Pastor Haroldo Gomes, Salgado Filho, João Saldanha, Professora Niuma Goulart Brandão e Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira.

Unidades de saúde também ficaram fechadas, entre elas USF Itaúna I, CSU Salgueiro, Neuza Brizola, Albert Sabin, Carlos Chagas, Palmeiras II e Itaúna 1.
Até o momento, não há interdição registrada na BR-101.