Ícone do site ContilNet Notícias

Polícia Militar forma mais de 30 agentes em curso de operações da ROTAM no Acre

Por Geovany Calegário, ContilNet

A Polícia Militar do Acre realizou, nesta terça-feira (16), a solenidade de formatura do II Curso de Operações da ROTAM, que marcou a capacitação de 32 policiais para atuação no patrulhamento tático especializado. A cerimônia ocorreu no Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em Rio Branco, e contou com a presença de autoridades estaduais e militares.

Polícia Militar forma mais de 30 agentes em curso de operações da ROTAM no Acre/Foto: Reprodução

Do total de formandos, 28 são policiais militares do Acre, oriundos da capital e do interior do estado, além de dois policiais militares do Mato Grosso e dois policiais penais, reforçando a integração entre forças de segurança. O curso teve duração de 82 dias, período marcado por intenso treinamento técnico e operacional.

Durante a formação, os policiais passaram por instruções voltadas para situações de alto risco, incluindo patrulhamento tático, varredura em ambientes residenciais, noções de operações fluviais, além de outras técnicas consideradas essenciais para o enfrentamento à criminalidade e o fortalecimento da segurança pública.

A vice-governadora Mailza Assis participou do ato/Foto: ContilNet

Coordenador do curso, o capitão Furtado destacou a preparação oferecida aos formandos e o nível técnico alcançado ao final da capacitação. Segundo ele, os polícias “vão chegar aperfeiçoados com técnicas apuradas e afinadas, que a gente utiliza no dia a dia, e técnicas de todo o Brasil de patrulhamento tático”, afirmou.

A comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata, ressaltou que a conclusão do curso integra um esforço mais amplo de qualificação da tropa ao longo de 2025. De acordo com ela, o investimento em capacitação tem alcançado praticamente toda a corporação.

Mais de 30 agentes foram formados/Foto: Reprodução

“Então, nós encerramos o ano de 2025 com aproximadamente 2 mil policiais capacitados, ou seja, praticamente 90% da nossa tropa passou por algum tipo de capacitação, seja na área operacional, seja na área administrativa, de licitações, inteligência artificial, da capital, do interior”, declarou.

A comandante-geral também enfatizou que o foco da Polícia Militar é garantir melhores condições de trabalho aos profissionais para refletir diretamente na qualidade do serviço prestado à população. “Nós buscamos alcançar todos os policiais militares, porque sabemos que quando ofertamos melhores condições de trabalho, capacitação, treinamento, o serviço que o policial militar oferta para a sociedade é bem melhor. Ganha a Polícia Militar, mas ganha principalmente a sociedade acriana”, concluiu.

Sair da versão mobile