Um gesto simples, mas carregado de significado, marcou a apresentação de Natal da EMEI Profª Therezinha de Jesus Alguz, em Itapetininga, no interior de São Paulo. Para garantir a participação de um aluno cadeirante, professoras da unidade adaptaram a cadeira de rodas do menino e a transformaram em um trenó, colocando a criança como protagonista da encenação natalina.

Aluno cadeirante de quatro anos vira protagonista como Papai Noel em escola municipal do interior de São Paulo/Foto: Carla Monteiro/g1
O aluno é Euclides Silva Moraes, de quatro anos. Vestido de Papai Noel, ele entrou sorridente na apresentação e comandou um dos momentos mais marcantes do evento, celebrando a primeira vez em que participou ativamente de uma atividade desse tipo na escola.
A professora Valéria Chiovitti, que atua há 13 anos na rede municipal, explicou que a iniciativa surgiu após a equipe perceber que o aluno costumava ficar de fora das apresentações escolares. “Nesta, a gente quis que ele fosse o principal, o Papai Noel”, relatou.
A cena também emocionou a família. A mãe de Euclides, Claudirene Sampaio Silva Moraes, destacou a importância do momento e o impacto da inclusão para o filho e para toda a família. “É a primeira vez que ele está entrando na escola. Para mim é uma honra. Ele é um presente de Deus”, afirmou.

A atitude das professoras foi celebrada como um exemplo de inclusão/Foto: Arquivo Pessoal
A atitude das professoras foi celebrada como um exemplo de inclusão, sensibilidade e respeito à diversidade, mostrando que pequenas adaptações podem garantir grandes experiências e fortalecer o sentimento de pertencimento no ambiente escolar.
Com informações do G1
