O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, está sendo processado por uma ex-bailarina de seu programa no SBT, que o acusa de racismo e pede uma indenização de R$ 2 milhões. A ação judicial ganhou repercussão nesta semana após detalhes do processo virem a público.
Segundo a denúncia, a bailarina — que fez parte do elenco do Programa do Ratinho — afirma ter sido alvo de comentários racistas feitos pelo apresentador durante gravações e momentos nos bastidores. De acordo com ela, as falas a expuseram ao ridículo diante da equipe e do público, gerando constrangimento e danos emocionais.
Reprodução X
A ação relata episódios em que Ratinho teria comparado características físicas da bailarina a estereótipos raciais, além de supostamente proferir comentários de cunho discriminatório que, segundo a vítima, ocorriam de maneira repetida e naturalizada no ambiente de trabalho.
Ratinho foi processado em R$2 MILHÕES por praticar racismo com bailarina no SBT. pic.twitter.com/FEWC2Pw6QU
— QG do POP (@QGdoPOP) December 10, 2025
A defesa da bailarina afirma que ela tentou resolver a situação internamente antes de recorrer à Justiça, mas não obteve retorno satisfatório da emissora. O processo também menciona que o clima no programa era hostil para funcionárias negras, reforçando que a vítima se sentiu isolada e humilhada.
Já o SBT e Ratinho não se manifestaram oficialmente sobre o caso até o momento. O apresentador, conhecido pelo estilo irreverente, já foi alvo de outras polêmicas envolvendo falas consideradas ofensivas ou preconceituosas, mas esta é uma das ações mais graves e de maior repercussão contra ele.
O caso segue em tramitação, e a Justiça irá avaliar provas, testemunhas e possíveis vídeos de bastidores citados pela defesa da bailarina.
Fonte: informações de ação judicial e relatos divulgados nas redes e imprensa.
✍️ Redigido por ContilNet
