A presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Sula Ximenes, participou do Em Cena, o podcast do ContilNet, nesta segunda-feira (8).
Na ocasião, a gestora falou sobre diversas obras entregues nos últimos meses, que geraram grande impacto na infraestrutura do estado, como a ponte da Sibéria; a estrada da Variante, em Xapuri; e a AC-445, que é a rodovia que liga Bujari a Porto Acre.
Sula também comentou sobre as principais obras que devem ser executadas no próximo ano.
“Olha, nós temos a ponte do Rio Acre, que é a sexta ponte, que já foi licitada e que nós esperamos que ainda agora em 2025 o governador dê a ordem de serviço. Nós estamos preparando tudo. Ele começa no verão de 2026”, afirmou a gestora.

Maquete da 6ª ponte sobre o Rio Acre/Foto: Reprodução
De acordo com a presidente do Deracre, outras 53 pontes devem ser construídas em municípios do interior do Acre. Além disso, a Estrada do Adolar, em Sena Madureira, será pavimentada, e a passarela de Marechal Thaumaturgo também deve ser entregue.

Passarela de Marechal Thaumaturgo está em execução/Foto: Reprodução
“Tem 53 pontes de concreto espalhadas pelos municípios, que o governo vai fazer também. Nós temos o Adolar, que é pavimentação e uma passarela para 2026. Em Sena. Nós temos também a passarela de Marechal, que nós pretendemos entregar ela também em 2026”, acrescentou.
Sula explicou que o esperado viaduto da Corrente — que deveria ter sido licitado e iniciado ainda em 2025, mas não avançou por causa de problemas licitatórios que fogem ao controle do governo — também deve ser executado no próximo ano.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/M/ocOvt2T0az9kglm4FmpA/whatsapp-image-2025-05-24-at-18.36.45-1-.jpeg)
Projeto do viaduto do Segundo Distrito de Rio Branco já foi feito/Foto: Reprodução
“Temos o viaduto da Corrente que, desde março deste ano, a gente licitou, mas as duas empresas estão entrando com recurso e ainda não se chegou a um denominador comum para a gente dar a ordem de serviço. Esperamos que chegue em breve, que acabe essa disputa e que haja um vencedor e a gente possa dar essa ordem de serviço, porque esse é um atraso. Já era pra gente estar fazendo, estar trabalhando já no viaduto da Corrente”, destacou.
Outra grande obra prevista para 2026 é a ponte que liga Brasiléia a Epitaciolândia. A ponte atual está em péssimas condições e conta com apenas uma via, o que dificulta a passagem de veículos com agilidade.

A ponte que liga os dois municípios é de mão única e está deteriorada pelo tempo e pelas enchentes/Foto: Reprodução
“E também nós temos já dada a ordem de serviço do projeto da ponte de Brasiléia e Epitaciolândia. É uma emenda que veio para o Deracre e a gente já deu a ordem de serviço para ser feito o projeto. E a gente pediu celeridade para que a gente possa licitar isso antes do verão do ano que vem, que é pra que a gente possa dar a ordem de serviço”, salientou.
Sula afirmou que o Deracre tem preparado uma força-tarefa para dar conta das obras.
“Estou montando uma força-tarefa para que até o verão do ano que vem a gente esteja com todas as licitações prontas das grandes obras que a gente tem para fazer ano que vem, para poder entrar com força total trabalhando. Se Deus quiser, vai dar certo”, finalizou.
VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

