Tchê participa da 28ª Conferência da UNALE e destaca legado como ex-presidente da entidade

Secretário acreano destaca trajetória de mais de 20 anos na entidade e reforça importância do diálogo entre os legislativos estaduais durante a conferência no Rio Grande do Sul

O secretário de Agricultura do Estado do Acre, José Luís Tchê, está entre os principais nomes presentes na 28ª Conferência Nacional da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), realizada nesta semana no Rio Grande do Sul. Com o tema “Humanidade Conectada”, o evento debate os desafios contemporâneos enfrentados pelos legislativos estaduais, incluindo a regulação da inteligência artificial, as emergências climáticas e o papel do Parlamento no fortalecimento da democracia.

Reconhecido por sua trajetória consolidada na UNALE, Tchê reforçou seu vínculo com a entidade ao relembrar sua longa participação desde os primeiros anos de mandato. Tchê participou da conferência pela primeira vez em 2003 e, desde então, marcou presença em todas as edições.

Encontro entre Tchê e o deputado Vilmar Zanchin, presidente da comissão organizadora da conferência/Foto: Ascom

Durante sua atuação, exerceu diversas funções na estrutura organizacional da UNALE. Foi presidente em dois mandatos, ocupou por duas vezes os cargos de tesoureiro e secretário, além de integrar outras funções diretivas ao longo dos anos. Para ele, a UNALE representa um ambiente estratégico de articulação entre os 1.059 deputados estaduais do Brasil, reunindo todas as 27 casas legislativas em um fórum de diálogo e formulação de políticas públicas.

Tchê ao lado de representantes dos legislativos estaduais, reforçando o diálogo federativo/Foto: Ascom

“Participo da UNALE desde 2003 e tenho muito orgulho dessa história. Fui presidente duas vezes, tesoureiro, secretário. Ocupamos e construímos essa entidade com dedicação e responsabilidade. Ela é o principal centro de debates do Parlamento Estadual brasileiro”, afirmou.

28ª Conferência Nacional da UNALE, no Rio Grande do Sul/Foto: Ascom

Tchê também fez questão de parabenizar o deputado Vilmar Zanchin, do Rio Grande do Sul, que preside a comissão organizadora da conferência. Segundo ele, a condução do evento é reflexo da competência da equipe gaúcha e da importância do diálogo federativo.

Secretário acreano acompanha painéis sobre inovação, democracia e inteligência artificial/Foto: Ascom

“Desejo muito sucesso ao meu amigo Vilmar Zanchin. Tenho certeza de que ele seguirá conduzindo com sabedoria os trabalhos desta edição da conferência, fortalecendo ainda mais o papel da UNALE”, declarou Tchê.

PUBLICIDADE