Ícone do site ContilNet Notícias

Tempo instável mantém risco de chuvas fortes em várias regiões do Acre e Amazônia

Por Fhagner Soares, ContilNet

Nesta terça-feira (9), o Acre enfrenta mais um dia de instabilidade, conforme análise de Davi Friale. A previsão aponta a presença de sol entre nuvens, abafamento e chuvas pontuais a qualquer momento, algumas com forte intensidade em áreas isoladas. O mesmo padrão também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru.

Previsão é do meteorologista Davi Friale/Foto: Reprodução

Em boa parte do Centro-Oeste, especialmente em Goiás, DF e Mato Grosso, há risco elevado de precipitações intensas. As temperaturas ficam mais amenas nessas duas últimas regiões devido à instabilidade contínua.

No restante do Amazonas, o cenário predominante será de forte calor, umidade elevada e pancadas de chuva típicas do período.

Previsão por microrregiões no Acre

Leste e sul do estado, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira — terão uma terça-feira marcada por calor abafado, sol entre nuvens e chuvas rápidas que podem se tornar intensas. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa oscila entre 60% e 70% à tarde, chegando a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos permanecem fracos, soprando predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do Acre, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, seguem a mesma dinâmica: tempo quente, instável e pancadas fortes em pontos isolados. A umidade mínima varia de 60% a 70% e a máxima alcança 100%. Os ventos continuam fracos, também com circulação majoritária do setor norte.

Temperaturas previstas no Acre nesta terça-feira

Com o avanço do mês de dezembro, o padrão de instabilidade típico do inverno amazônico começa a ganhar força, elevando o alerta para temporais, aumento da umidade e variações bruscas no tempo ao longo do dia.

Sair da versão mobile