Ícone do site ContilNet Notícias

Tempo instável marca segunda-feira com chuvas fortes e calor abafado em todo o Acre

Por Fhagner Soares, Contilnet

A segunda-feira (8) começa com instabilidade e clima típico do período úmido no Acre. De acordo com dados do pesquisador Davi Friale, o estado terá um dia marcado por sol entre nuvens, abafamento e chuvas pontuais a qualquer hora, algumas podendo cair com forte intensidade em áreas isoladas. O cenário se repete no sul e sudoeste do Amazonas, em Rondônia e em parte de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru – regiões que também enfrentam risco moderado a alto de temporais.

A segunda-feira (8) começa com instabilidade e clima típico do período úmido no Acre/Foto: Reprodução

No Acre, o tempo úmido domina todas as microrregiões. No leste e sul do estado – onde estão Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira a previsão aponta instabilidade, abafamento e pancadas de chuva que podem surpreender ao longo do dia. A umidade mínima varia de 60% a 70% durante a tarde, subindo para até 100% no início da manhã. Os ventos devem ser fracos a calmos, soprando do norte com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste que inclui Cruzeiro do Sul e Tarauacá o padrão se mantém. Há chance de chuvas intensas em pontos isolados, com umidade mínima entre 65% e 75% e máxima próxima de 100%. Os ventos seguem na mesma tendência, fracos e vindos do norte.

As temperaturas permanecem dentro do esperado para o período chuvoso, com sensação de abafamento em praticamente todas as cidades. As mínimas variam entre 22°C e 24°C em todos os municípios, enquanto as máximas oscilam de 29°C a 33°C, dependendo da região. Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Plácido de Castro e cidades vizinhas devem registrar topos entre 29°C e 31°C. Já Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul e áreas próximas podem ultrapassar os 32°C durante a tarde.

A combinação de calor, umidade elevada e pancadas de chuva mantém o alerta para quem depende do clima no dia a dia. A recomendação é redobrar a atenção em deslocamentos e atividades ao ar livre, especialmente nos horários mais quentes e durante possíveis temporais isolados.

Sair da versão mobile