Ícone do site ContilNet Notícias

Transporte público em SP: veja o que muda no final de ano

Por

transporte-publico-em-sp:-veja-o-que-muda-no-final-de-ano

Transporte público em SP: veja o que muda no final de ano

As companhias vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), como o Metrô e a CPTM, terão operações especiais durante o Natal e o Ano Novo para atender a demanda de passageiros na capital paulista e na região metropolitana. O rodízio da cidade foi suspenso.

Entre os dias 24 e 31 de dezembro, os trens da CPTM funcionarão normalmente nos dias úteis. Já no dia 25 de dezembro, Natal, e em 1º de janeiro de 2026, a operação seguirá o padrão de domingos e feriados. Na virada do ano, entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, o serviço será contínuo, com todas as estações de transferência abertas durante a madrugada. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.

No Metrô, as linhas operarão normalmente no dia 24 de dezembro. No Natal, 25, a frota será reduzida, seguindo o padrão de domingos. Em razão do Réveillon na Avenida Paulista, que ocorre das 14h do dia 31 até às 2h40 do dia 1º, a estação Consolação será fechada às 10h do dia 31 e reaberta apenas às 4h40 do dia seguinte.

As estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-MASP funcionarão durante toda a madrugada para embarque e desembarque, com bilheterias abertas. As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ficarão abertas para embarque até as 2h do dia 1º de janeiro. Após esse horário, o acesso será permitido apenas para desembarque.

Durante a madrugada, haverá reforço na frota: a Linha 1-Azul contará com 12 trens em circulação e dois de reserva; a Linha 2-Verde terá 11 trens circulando e três reservas; a Linha 3-Vermelha contará com 12 trens e três reservas; e a Linha 15-Prata terá quatro trens em operação, além de dois reservas.

Logística

A operação especial também inclui reforço na segurança, comunicação visual para incentivar a compra antecipada de bilhetes por aplicativo, orientações sobre a proibição de bebidas alcoólicas na Paulista e recomendações para que o público utilize preferencialmente as estações Brigadeiro e Paraíso no retorno.

Quanto ao transporte de bicicletas, o embarque será permitido aos sábados, domingos e feriados em todas as linhas da CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, a entrada será liberada das 10h às 16h e das 21h até o fim da operação, sempre no último vagão e limitado a quatro bicicletas por viagem.

Sair da versão mobile