Ícone do site ContilNet Notícias

Vem mais água! Inmet emite alerta de perigo para chuvas fortes em todo o Acre; confira

Por Redação ContilNet

Com quase 100 milímetros de chuva registrados nas primeiras horas desta sexta-feira (26), a Defesa Civil de Rio Branco informou que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para todos os municípios do Acre. O aviso é válido até as 23h59 do mesmo dia.

Previsão é de chuvas/Foto: Juan Diaz

Segundo o Inmet, o alerta laranja indica alto grau de perigo, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulado de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Nas 24 horas anteriores, a Defesa Civil já havia registrado mais de 44 milímetros de chuva na capital acreana. De acordo com o coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão, a cidade enfrentou mais de nove horas de chuva de forma ininterrupta, o que contribuiu para o rápido acúmulo de água.

O estado do Acre inteiro está sob estado de alerta laranja/Foto: Reprodução/Foto: Reprodução

Em razão do volume elevado de precipitações, o nível do Rio Acre em Rio Branco subiu mais de três metros em um único dia e ultrapassou a cota de atenção pela terceira vez neste mês. A cota de atenção é de 10 metros, quando os órgãos responsáveis passam a adotar medidas previstas nos planos de contingência. Já a cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordo, de 14 metros.

Ainda conforme a Defesa Civil, as oscilações do Rio Acre estão diretamente relacionadas ao volume de chuvas acumulado em dezembro, que já superou a média histórica do mês na capital, estimada em 268,4 milímetros.

Diante do cenário, o Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Em caso de ocorrências, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Sair da versão mobile