O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, localizado em João Pessoa (PB), permanece fechado por tempo indeterminado desde a fatalidade envolvendo a morte de Gerson de Melo Machado, o Vaqueirinho, de 19 anos, morto pela leoa Leona, no último domingo (30).
A Prefeitura de João Pessoa informou que uma reunião técnica foi realizada imediatamente após o incidente. A direção do parque, médicos-veterinários, especialistas técnicos e gestores participaram da avaliação, com o objetivo de identificar vulnerabilidades no parque.
Bióloga atualiza observação à leoa Leona
Bióloga do parque, Marília Maia voltou a atualizar sobre os comportamentos do animal, que segue em observação desde o incidente. “Ao longo desses dias, elas vem mostrando comportamento mais de alerta, mas tem dormido muito mais tranquila”, contou.
“Eu tenho acompanhado ela todos os dias, de manhã e de tarde, fazendo anotações de cada comportamento, porque nesse momento, o mais importante é que ela volte a apresentar todos os comportamentos naturais que ela sempre expressou, e que a gente ajuda estimulando com enriquecimentos ambientais”, disse a bióloga.
“Está cada vez mais perto, de hoje pra amanhã já estamos pensando na possibilidade de ela voltar para o recinto. Lembrando que não existe nenhuma possibilidade de eutanasiar esse animal, e que ele não está de castigo, ela está aqui, não é um castigo, é simplesmente uma observação do comportamento necessário, são protocolos para acompanhar se o animal está bem”, concluiu Marília.
Na publicação, o parque deu uma nova data para que o animal retorne à jaula comum no zoológico. “Se ela continuar evoluindo assim, até sexta já deve estar de volta ao recinto”, escreveu.
Leia mais:
- Velório de homem morto por leoa foi acompanhado apenas por 2 familiares
- Ministério Público da Paraíba investiga morte de jovem atacado por leoa
- Prima de jovem atacado por leoa fala sobre histórico familiar: ‘A gente fez o que pode’
