O Campeonato Paulista de 2026 será o primeiro estadual do país a adotar oficialmente um novo formato de disputa, com o objetivo de reduzir o calendário e tornar a competição mais dinâmica. O torneio começa no sábado, 10 de janeiro, e contará com 16 clubes, incluindo seis representantes da Série A do Brasileirão.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) implementou um modelo semelhante ao da Champions League. Nesta primeira fase, os clubes são divididos em potes e enfrentam equipes da própria chave e de outros potes, totalizando oito jogos para cada time.
Ao final da fase inicial, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Todas as fases decisivas serão disputadas em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha. A primeira fase vai até 15 de fevereiro.

Renato Pizzuto/Ag. Paulistão
Clubes participantes do Paulistão 2026
Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Mirassol, Novorizontino, São Bernardo, Botafogo-SP, Noroeste, Capivariano, Primavera e Velo Clube.
1ª rodada do Campeonato Paulista
Sábado – 10/1
-
São Bernardo x Capivariano — 15h
-
Santos x Novorizontino — 16h
-
Guarani x Primavera — 18h30
-
Portuguesa x Palmeiras — 20h30
Domingo – 11/1
-
Corinthians x Ponte Preta — 16h
-
Velo Clube x Botafogo — 17h
-
Noroeste x Red Bull Bragantino — 18h15
-
Mirassol x São Paulo — 20h30
O novo formato promete mais equilíbrio, confrontos variados e uma competição mais curta, sem perder o peso histórico do estadual mais tradicional do futebol brasileiro.
Fonte: Federação Paulista de Futebol
✍️ Redigido por ContilNet
