Enquanto os holofotes do Oscar 2026 estão voltados para o feito histórico de Wagner Moura e o sucesso estrondoso de “O Agente Secreto”, outro brasileiro garantiu seu lugar na maior premiação do cinema mundial. O diretor de fotografia Adolpho Veloso foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho no drama norte-americano “Sonhos de Trem”.
O profissional, que já vinha sendo aclamado na temporada de premiações, tendo vencido o Critics Choice Awards e sido indicado ao ASC Awards (o prêmio do sindicato dos diretores de fotografia), rompe uma barreira técnica importante. Ele assina a estética visual do longa dirigido por Clint Bentley e Greg Kwedar, competindo diretamente com gigantes da indústria em produções como “Frankenstein” e “Pecadores”.
Veja as fotos
Leia Também
Oscar 2026: “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias; confira a lista
Entenda a ligação do filme “O Agente Secreto”, indicado ao Oscar, com o futebol
Histórico! Wagner Moura é indicado ao Oscar de Melhor Ator por “O Agente Secreto”
Entenda por que vitória no Globo de Ouro foi essencial para “O Agente Secreto” no rumo ao Oscar
Sua indicação consolida o prestígio dos técnicos brasileiros em Hollywood, seguindo os passos de nomes como César Charlone (“Cidade de Deus”) e Adriano Goldman (“The Crown”). Por outro lado, também há brasileiros trabalhando em grandes produções que igualmente fizeram bonito no número de indicações.
O brasileiro Affonso Gonçalves é montador do filme vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, e dividiu a função com a diretora Chloé Zhao. Em outra categoria extremamente importante, a brasileira Melissa Quintas atuou como Senior Sequence Lead Artist, uma gerente de pós-produção visual na equipe de “Avatar: Fogo e Cinzas”.

