Após se aproximar da cota de alerta chegando a medir 13,29m, o rio Iaco apresentou uma vazante considerável nos primeiros dias do ano, e amanheceu medindo 11,27 nesta segunda-feira (05) em Sena Madureira, no interior do Acre.
Recuo do nível do manancial traz alívio à população, após cheia considerada atípica para o mês de dezembro/Foto: ContilNet
Os dados foram repassados ao ContilNet pela Defesa Civil Municipal, que explicou que a cota de alerta é de 14 metros, enquanto a de transbordamento é de 15,20.
O recuo do manancial trás alívio para a população e as autoridades do município, visto que há 35 anos o rio Iaco não apresentava uma cheia significativa durante o mês de dezembro.
“A gente sempre espera muitas águas no final do mês de janeiro e nos meses de fevereiro e março, havia 35 anos que eu não via o rio subir dessa forma ainda em dezembro. Graças a Deus ele vem baixando consideravelmente, e a situação está controlada”, disse Carlos D’Ávila, integrante da Defesa Civil, e responsável pela mediação diária do nível do manancial.
