Atenção, estudante! Governo adia início das aulas do ensino médio no Acre; confira nova data

A mudança foi oficializada após uma reavaliação interna da pasta

O início do ano letivo de 2026 nas escolas estaduais do Acre passou por ajustes e terá uma única data para todas as etapas da educação básica. A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) definiu que as aulas da rede estadual começam em 23 de fevereiro, incluindo o ensino médio, que anteriormente teria calendário diferente.

A mudança foi oficializada após uma reavaliação interna da pasta. No planejamento inicial, os estudantes do ensino médio retornariam às salas de aula no dia 9 de fevereiro, enquanto os alunos do ensino fundamental — anos iniciais e finais — iniciariam o ano letivo apenas no dia 23. Com a nova decisão, o calendário foi unificado.

Mudança define 23 de fevereiro como data única para todas as etapas da rede estadual/Foto: Reprodução

Segundo a SEE, o principal fator para a alteração é o andamento do concurso público para professores da rede estadual. O processo de convocação, distribuição e lotação dos novos docentes ainda está em fase de conclusão, o que exige mais tempo para garantir que todas as escolas estejam com o quadro completo de profissionais no início das atividades.

De acordo com o secretário de Educação, Aberson Carvalho, a medida busca evitar prejuízos pedagógicos e assegurar que os estudantes tenham acesso a todas as disciplinas desde o primeiro dia de aula. “Para garantir maior estabilidade e assegurar que os estudantes tenham todas as disciplinas desde o início das aulas, decidimos alterar a data. Essa é uma logística pensada especialmente para a comunidade escolar”, explicou o secretário.

Enquanto as aulas não começam, as equipes gestoras das unidades escolares participam, ao longo da semana, de atividades de formação continuada. Os encontros envolvem troca de experiências, planejamento e alinhamento das estratégias pedagógicas que serão adotadas durante o ano letivo de 2026.

A SEE informou ainda que todas as escolas da rede estadual estarão devidamente organizadas e preparadas para receber os estudantes a partir do dia 23 de fevereiro, com foco em melhores condições de ensino, planejamento e organização pedagógica desde o início do ano.

PUBLICIDADE