Um acidente de avião deixou 15 mortos nesta quarta-feira, 28, no nordeste da Colômbia, perto da fronteira com a Venezuela, incluindo um candidato à Câmara dos Representantes e um deputado, informou a autoridade de aviação civil à AFP.
O voo, operado pela Satena, a companhia aérea estatal colombiana, decolou da cidade fronteiriça de Cúcuta e tinha duração prevista de cerca de 23 minutos, mas a aeronave perdeu contato pouco antes do pouso.
“Não há sobreviventes”, disse à AFP um funcionário da Autoridade de Aeronáutica Civil da Colômbia, órgão responsável pela segurança aérea do país. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram destroços da fuselagem presos em arbustos.

Para você
O governo mobilizou a Força Aérea para buscar a aeronave e recuperar os corpos no local do acidente. Trata-se de uma região montanhosa com clima bastante variável e vastas áreas controladas pelo grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN).
A última localização conhecida da aeronave foi na região de Norte de Santander, a uma altitude entre 1 mil e 1,3 mil metros, segundo o rastreador de voos Flight Radar.
Entre as vítimas estão Carlos Salcedo, candidato à Câmara dos Representantes, e o deputado Diógenes Quintero, que ocupava uma cadeira especial na Câmara, cargo criado pelo Acordo de Paz de 2016 com as FARC para garantir representação parlamentar às vítimas do conflito.
A AFP entrou em contato com a Searca, empresa proprietária da aeronave, segundo o Ministério dos Transportes, mas a empresa se recusou a comentar o acidente.
A aeronave é um Beechcraft 1900, modelo americano que pode atingir uma velocidade máxima de aproximadamente 440 quilômetros por hora. A causa do acidente ainda é desconhecida. / AFP
