ContilNet Notícias

Boate Kiss: o que aconteceu com os condenados pelo incêndio que matou 242 pessoas

Por

Boate Kiss: o que aconteceu com os condenados pelo incêndio que matou 242 pessoas

Nesta terça-feira (27), o incêndio na Boate Kiss completa 13 anos. A tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou 242 mortos em 2013 e resultou na condenação de quatro réus como responsáveis pelo caso.

Elissandro Spohr, condenado inicialmente a 22 anos de prisão, saiu da Penitenciária Estadual de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e passa a responder pelo crime em regime aberto. O benefício foi autorizado pela Justiça em dezembro de 2025.

A Polícia Penal confirmou que “já instalou a tornozeleira [eletrônica] e [o réu] não está mais na unidade prisional”.

Situação dos outros réus e redução de penas

Além de Spohr, Mauro Hoffmann (sócio da boate), o músico Marcelo de Jesus dos Santos e o assistente de palco Luciano Bonilha Leão tiveram as penas reduzidas em um julgamento ocorrido no dia 26 de agosto de 2025. Essa decisão da 1ª Câmara Especial Criminal do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), que foi unânime, permitiu aos quatro a progressão para o regime semiaberto, considerando o tempo de pena já cumprido.

No entanto, o Ministério Público (MP) ingressou com um recurso pedindo a modificação dessa decisão. O objetivo do órgão é restabelecer as condenações originais aplicadas pelo Tribunal do Júri em dezembro de 2021.

Confira como eram as penas originais e como ficaram após a redução:

Relembre a tragédia

Em 27 de janeiro de 2013, a Boate Kiss, em Santa Maria (RS), sediava a festa universitária “Agromerados”. Durante o evento, Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, acendeu um artefato pirotécnico dentro da casa noturna.

As fagulhas atingiram a espuma de isolamento acústico do teto, que começou a queimar instantaneamente, liberando uma fumaça tóxica que fez muitas vítimas desmaiarem em segundos.

O local estava superlotado e não possuía equipamentos adequados de combate a incêndio, tampouco saídas de emergência suficientes. A tragédia deixou um saldo de 242 mortos e 636 feridos. Entre as vítimas fatais, estavam pessoas que não conseguiram sair e outras que, mesmo tendo escapado, retornaram ao prédio para tentar salvar amigos.

Leia mais em BacciNotícias:

O post Boate Kiss: o que aconteceu com os condenados pelo incêndio que matou 242 pessoas apareceu primeiro em Bacci Noticias.

Sair da versão mobile