Ícone do site ContilNet Notícias

Calor abafado, chuvas isoladas e rios em alerta marcam o fim de semana no Acre, diz Friale

Por Anne Nascimento, ContilNet

O fim de semana será de calor intenso, sensação de abafamento e chuvas pontuais em todo o Acre. Pelo menos, é o que prevê o pesquisador climático Davi Friale, que enfatizou que a combinação entre altas temperaturas e umidade elevada vaiu manter o tempo instável, enquanto os principais rios do estado seguem com níveis elevados.

De acordo com Friale, pulsos de umidade vindos do oceano Atlântico favorecem a ocorrência de chuvas rápidas e pontuais. “Mas que, em algumas áreas, podem ser fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas moderadas de vento”, explica.

Calor abafado, chuvas isoladas e rios em alerta marcam o fim de semana no Acre, diz Friale/Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Em Rio Branco, os volumes de chuva registrados ao longo de janeiro já chamam atenção. “Até esta sexta-feira, já choveu 261,4 milímetros na capital, o que representa 91,4% da média do mês”, destaca Friale, com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Ele acrescenta que, na estação da Agência Nacional de Águas, instalada às margens do Rio Acre, o acumulado já chega a 289,8 mm, superando a média histórica mensal.

As temperaturas devem continuar elevadas. “As máximas ficam, em geral, entre 30 e 33 graus, podendo ultrapassar esse valor em áreas com menos nuvens”, afirma o pesquisador. Já as mínimas, segundo ele, variam entre 21°C e 24°C, mantendo a sensação de calor desde o início do dia.

Outro ponto de atenção é o comportamento dos rios. Em Rio Branco, o Rio Acre atingiu a cota de transbordamento de 14 metros nesta sexta-feira (16). “O rio deve permanecer elevado ao longo do fim de semana, mas, neste momento, sem indicativo de enchentes alarmantes”, avalia Friale.

Em Cruzeiro do Sul, o cenário também exige atenção. “O Rio Juruá segue com nível elevado e tendência de nova elevação”, diz o pesquisador. Outros rios importantes do estado, como o Iaco, o Tarauacá, o Purus e o Envira, também permanecem acima da normalidade, embora ainda sem risco imediato.

O alerta maior, no entanto, fica para os próximos dias. “Entre segunda-feira (19) e quinta-feira (22), as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados que podem passar de 80 milímetros em pontos isolados”, alerta Friale.

De acordo com ele, esse cenário pode trazer transtornos à população. “Há risco de ruas alagadas, transbordamento de igarapés, queda de árvores, deslizamentos de terra e danos às edificações, principalmente em áreas mais vulneráveis”, conclui.

Sair da versão mobile