Ícone do site ContilNet Notícias

Campanha da Fraternidade 2026 propõe debate sobre moradia digna em Rio Branco

Por Anne Nascimento, ContilNet

A falta de um teto digno, realidade que afeta milhares de famílias acreanas, estará no centro das reflexões da Campanha da Fraternidade 2026 em Rio Branco. Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a iniciativa convida a Igreja e a sociedade a olharem para a moradia como um direito fundamental e um sinal concreto de dignidade humana.

Promovida anualmente pela Igreja Católica em todo o país, a Campanha da Fraternidade chega à sua edição de 2026 com a proposta deque viver sem um lar seguro compromete o pertencimento, a convivência familiar e aprofunda desigualdades sociais.

Foto: Reprodução

Em sintonia com o texto-base da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Rio Branco se une ao movimento nacional que estimula comunidades a “ver, iluminar e agir” diante das injustiças sociais. A proposta é fomentar reflexão, diálogo e ações práticas voltadas à justiça habitacional, especialmente no contexto urbano da capital acreana.

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade no Brasil está marcada para o dia 18 de fevereiro, mesma data em que a Diocese de Rio Branco dará início à programação local. Pela manhã, às 9 horas, será realizada uma coletiva de imprensa, no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, para apresentar os objetivos e as ações previstas ao longo da campanha.

À noite, às 19 horas, a Missa de Abertura Diocesana, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, marcará oficialmente o início da vivência quaresmal em sintonia com o tema da fraternidade e da moradia. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquín Pertiñez.

Antes mesmo da abertura oficial, a Diocese inicia, na próxima quarta-feira (4), uma série de formações diocesanas voltadas a agentes de pastoral, lideranças comunitárias e fiéis. Os encontros começam às 18h30, na Paróquia Divina Espírito Santo, no bairro Vila Ivonete, com o objetivo de aprofundar o conteúdo da campanha e incentivar ações solidárias em defesa dos mais vulneráveis.

Sair da versão mobile