O festival Esquenta Guarapa, que movimenta a cidade de Guarapari com grande programação do Verão, representou um momento especial para a música acreana. O evento contou com a participação da banda Axé Raiz, que teve como vocalista o acreano Gabriel Mota, artista que deixou o Acre e se mudou para o Espírito Santo em busca de consolidar a carreira musical.
A apresentação ocorreu na Praça da Paz, na Praia do Morro, um dos principais pontos do festival, que reúne shows gratuitos e grandes atrações nacionais. Na programação, a Axé Raiz foi responsável por abrir o show do Olodum, grupo consagrado do samba-reggae brasileiro, diante de um público numeroso e receptivo.
Gabriel Mota comandou a banda Axé Raiz em festival que movimenta o verão capixaba/Foto: Cedida
Para Gabriel Mota, a noite teve um significado ainda maior: foi a estreia oficial dele como vocalista da banda. Segundo o cantor, a apresentação aconteceu de forma intensa e inesperada, marcando o início de uma nova fase profissional.
“Surreal, muito bom, a galera super receptiva, adoraram, o público adorou, a energia surreal”.
Apresentação ocorreu durante o festival Esquenta Guarapa, no litoral capixaba/Foto: Cedida
O cantor também relatou a surpresa com a resposta do público logo após a apresentação, inclusive durante o show seguinte. “Primeira vez deles me vendo e aí eu desci pra assistir o Olodum e já estavam pedindo foto comigo, me senti muito famoso.”
Além do impacto da estreia, Gabriel destacou que o momento representa a realização de um sonho construído desde a mudança para o Espírito Santo. “Consegui dar o primeiro passo, da realização do meu sonho, o primeiro dia de muitos e muitos shows! Vim aqui pra isso e finalmente tá acontecendo. Um ano depois da minha chegada aqui, tô conseguindo. Estou muito feliz, eu não tô cabendo em mim.”
Cantor abriu show do Olodum e celebrou o início de uma nova fase artística/Foto: Cedida
A banda Axé Raiz já tem novos compromissos confirmados. De acordo com o cantor, o grupo se apresenta na próxima semana no município de Linhares (ES) e também possui agenda prevista para o Carnaval 2026.
O Esquenta Guarapa é uma vitrine para artistas e bandas em ascensão e simboliza, para Gabriel Mota, o início concreto de uma trajetória que começou no Acre e agora ganha novos palcos fora do estado.
