Ícone do site ContilNet Notícias

Chuva, rio perigoso e 40 km de navegação marcam resgate de grávida no Juruá; ASSISTA

Por Anne Nascimento, ContilNet

Uma operação marcada por chuva forte, longa navegação e acesso extremamente difícil garantiu o resgate de uma mulher grávida que precisava de atendimento médico urgente em uma comunidade ribeirinha da região do Juruá. A ocorrência foi registrada na comunidade Continuação, no rio Paraná dos Mouras, afluente do rio Juruá, e mobilizou o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O caso foi registrado nesta terça-feira (21).

Segundo o sargento Silva Pinto, comandante da guarnição que atuou no resgate, a equipe foi acionada após a informação de que a vítima havia sofrido uma queda, estava com sangramento e apresentava desmaios, o que levantou preocupação imediata devido à gravidez.

“Ela tinha caído, estava apresentando sangramento e desmaios, necessitando de atendimento médico urgente. De imediato, montamos uma equipe com dois pilotos, um barco do Corpo de Bombeiros e um enfermeiro do Samu”, relatou.

Para reduzir o tempo de resposta, a equipe combinou um encontro no percurso, já que moradores da comunidade desceriam o rio com a vítima. A estratégia deu certo, mas exigiu resistência: foram cerca de 40 quilômetros navegados, em aproximadamente uma hora e meia, até o primeiro contato com a embarcação onde estava a grávida.

Foto: Reprodução/Redes sociais

O encontro ocorreu nas proximidades da comunidade Silêncio, já dentro do rio Paraná dos Mouras. No momento do atendimento, o quadro era delicado.

“Ela se apresentava pouco comunicativa, não conseguia deambular e estava com muita febre. Foi feito o acesso venoso e a administração de medicamentos pelo enfermeiro do Samu”, explicou o comandante. Após a estabilização inicial, a mulher foi transferida para a embarcação do Corpo de Bombeiros e levada até Rodrigues Alves. O trajeto de retorno durou cerca de duas horas, período em que, segundo a equipe, a paciente permaneceu estável.

“Durante todo o percurso de descida, a vítima permaneceu estável. Por volta das 18h, chegamos ao município, onde a ambulância do Samu já aguardava para dar continuidade ao atendimento especializado”, completou o sargento.

Sair da versão mobile