Ícone do site ContilNet Notícias

Colômbia: conheça parlamentar e candidato dados como mortos em queda de avião no noroeste do país

Por O Globo

Um avião da companhia aérea estatal Satena, que fazia a rota entre Cúcuta e Ocaña, caiu na região do Catatumbo, no nordeste da Colômbia, resultando na morte de todos os ocupantes. Entre as vítimas estão o deputado federal Diógenes Quintero Amaya e o candidato a uma das chamadas “cadeiras de paz”, Carlos Salcedo Salazar.

A aeronave, de matrícula HK4709, transportava 13 passageiros e dois tripulantes. O pouso no aeroporto Aguas Claras, em Ocaña, estava previsto para as 12h10 (horário local), mas o avião nunca chegou ao destino. Segundo informações captadas pelos radares, o último sinal foi registrado em uma área entre os municípios de Hacarí e La Playa de Belén, em plena região do Catatumbo.

Plataforma FlightRadar mostra momento em que aeronave perde contato com torre de controle — Foto: Reprodução | FlightRadar

As equipes de resgate chegaram a solicitar o apoio de helicópteros para localizar a aeronave, mas as condições climáticas adversas dificultaram os sobrevoos na região montanhosa.

Quem eram os políticos mortos no acidente?

Fontes ligadas à Aeronáutica Civil confirmaram ao jornal El Tiempo que, entre os passageiros, estavam Diógenes Quintero Amaya, representante à Câmara pelo Catatumbo, eleito por uma das Circunscrições Transitórias Especiais de Paz, e integrante da Comissão Primeira do Legislativo colombiano, conhecidas como ‘curul da paz’.

O congressista Diógenes Quintero Amaya (esquerda) e Carlos Salcedo Salazar (direita), candidato a uma vaga nas chamadas cadeiras de paz do Parlamento colombiano/Foto: Reprodução: camara.gov.co e Facebook

Modelo funciona como reserva de vagas no parlamento colombiano e foi criado após a promulgação do cessar-fogo entre o governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs),

Natural de Hacarí, no departamento de Norte de Santander, Diógenes Quintero Amaya era uma das principais lideranças políticas do Catatumbo, área historicamente marcada pelo conflito armado e pelo cultivo ilegal.

Já Carlos Salcedo Salazar, que também está entre as vítimas do acidente, era candidato a uma vaga parlamentar criada no contexto do acordo de paz.

Registros da aeronave

O avião envolvido no acidente já havia registrado um incidente anterior. Em março de 2014, a mesma aeronave, identificada pelo número de construção UE-140, se envolveu em uma ocorrência durante uma manobra de pouso no aeroporto El Dorado, em Bogotá, quando atingiu as luzes da pista. Apesar de ter conseguido deixar a pista por meios próprios, foi aberta uma investigação para apurar se o problema decorreu de falha mecânica ou humana.

Destroços de avião desaparecidos são encontrados na Colômbia — Foto: Reprodução | Redes Sociais

De acordo com o El Tiempo, o avião HK4709 pertence à empresa Serviço Aéreo de Capurganá (Searca S.A.).

Sobre o desaparecimento e a queda da aeronave, a ministra dos Transportes da Colômbia, María Fernanda Rojas, afirmou: “A Direção de Investigação de Acidentes da Aeronáutica Civil informa que está recolhendo informações a respeito da perda de comunicação da aeronave HK4709, que cobria a rota Cúcuta–Ocaña com 13 passageiros e 2 tripulantes. Os protocolos correspondentes foram ativados e já iniciamos o Posto de Comando Unificado”.

Sair da versão mobile