Ícone do site ContilNet Notícias

Copinha 2026 abre temporada com legado de Neymar, Vini Jr. e outros craques

Por

copinha-2026-abre-temporada-com-legado-de-neymar,-vini-jr.-e-outros-craques

Copinha 2026 abre temporada com legado de Neymar, Vini Jr. e outros craques

A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026 começa nesta sexta-feira (2/1), a partir das 8h45 (horário de Brasília), e abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro. A edição reúne 128 equipes, distribuídas em 32 grupos com quatro times cada.

Berço de estrelas do futebol brasileiro

Ao longo de mais de cinco décadas, a Copinha se consolidou como ponto de partida para jogadores que saíram do anonimato para o estrelato. Nomes como Neymar, Vini Jr., e Lucas Paquetá usaram o campeoanto como vitrine antes de alcançar protagonismo em grandes clubes e na Seleção Brasileira.

Veja as fotos

Vinícius Júnior foi revelado pelo Flamengo e de lá seguiu para o Real Madrid aos 18 anos (Ricardo Bueno/AFP)
Reprodução
Foto: Montagem/Reprodução
Neymar lançou tendências no SantosFoto/Reprodução

Neymar — Santos — 2008
Ainda adolescente, Neymar chamou atenção pela técnica e personalidade defendendo o Santos. A Copinha foi um dos primeiros palcos onde o atacante mostrou o talento que mais tarde o levaria ao futebol europeu e ao status de ídolo nacional.

Vini Jr — Flamengo — 2017
Revelado pelo Flamengo, Vini Jr. confirmou na Copinha o potencial que já despertava interesse internacional. Pouco tempo depois, seguiu para o Real Madrid, onde se tornou referência ofensiva e um dos principais jogadores brasileiros da atual geração.

Lucas Paquetá — Flamengo — 2016
Com inteligência tática e qualidade no passe, Paquetá se destacou ainda na base rubro-negra. A passagem pela Copinha ajudou a acelerar o processo que o levou ao Milan, ao Lyon e à Seleção Brasileira.

Endrick — Palmeiras — 2022
Um dos nomes mais recentes a ganhar projeção no torneio, Endrick disputou a Copinha aos 16 anos e rapidamente entrou no radar mundial. Hoje, é tratado como uma das grandes promessas do futebol brasileiro, com destino traçado para o Real Madrid.

Vitrine

Além dos nomes mais recentes, a Copinha revelou jogadores históricos como Rogério Ceni, Raí, Dida, Djalminha e Lucas Moura, entre outros craques.

Times estreantes na Copinha 2026

Além de revelar craques do cenário mundial, o torneio dá visibilidade a clubes de pequenas cidades de todo o Brasil. Delegações já iniciam o deslocamento a capital paulista para disputa da Copinha. Confira os times estreantes desta edição de 2026.

Sair da versão mobile